Bolo de limão para combinar com a primavera

 
Quem cozinha seus males espanta. De manhã cedo levamos o Wilfred para a clínica veterinária porque ele precisou de uma cirurgia de emergência e obviamente isso abala a gente, cheguei em casa meio pra baixo porque só vou poder buscar ele a noite.  Até o Dexter estranhou. Então nada melhor que um comfort food para animar, né? Decidi fazer um bolo de limão com o que tinha em casa. Acho que limão combina muito com a recém chegada primavera. Como tinha poucos ingredientes e não estava com vontade de ir ao mercado, a solução foi fazer uma versão vegana.
Ingredientes
2 xícaras  de farinha de trigo
½ xícara de açúcar de coco
½ xícara de óleo vegetal
¾ de xícara de água
¼  de xícara de suco de limão (usei suco de pózinho mesmo)
2 colheres de chá de fermento em pó
Para fazer é só misturar tudo enquanto o forno pré-aquece, untar a forma e deixar assando por 30 minutos ou até dourar. Bem simples! Finalizei fazendo uma cobertura rápida com um pouco de suco de limão e leite condensado.

A receita original é do site Presunto Vegetariano, mas fiz algumas alterações. Por exemplo, usei suco de pó porque não tinha limão. Estava morrendo de medo de não dar certo, mas ficou ótimo. Fiz a mistura do suco e usei um pouco menos de água do que o recomendado, depois adicionei na massa.

Usei também o açúcar de coco porque tinha comprado há meses e queria experimentar. É uma opção com baixo índice glicêmico, então a chance de me dar enxaqueca é menor. A cor é a mesma do mascavo, por isso meu bolo ficou marrom. Para quem torcer o nariz para essa opção, não precisa fazer cara feia não, viu? O gosto é muito parecido com o açúcar refinado, porém essa é uma opção mais saudável e nutritiva. Claro que você deve usar o açúcar que preferir, provavelmente o comum deve deixar a massa branca.


Não se assuste se a massa parecer ficar oleosa antes de ir para o forno, quando tiver pronto vai ficar normal. Fiquei bem surpresa porque já fiz outros bolos veganos que foram quase trágicos, nenhum ficou macio e fofinho que nem esse. Aprovadíssimo ♥.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...