Bolo de banana sem farinha

Bolo de banana sem farinha
Era uma vez uma pessoa com muitas bananas maduras em casa e nada de farinha de trigo. Aí ela estava navegando pelo Facebook e de repente aparece uma receita de bolo de banana sem farinha, uma luz se acendeu e ela foi correndo para a cozinha. Foi assim que decidi fazer essa receita. Para fazer não requer habilidade nenhuma, então achei que tinha tudo a ver com o Guia do Preguiçoso Saudável.

A receita original é do blog Panelaterapia e fiz algumas modificações. Tirei as uvas passas e adicionei adoçante e canela. Invés da farinha tradicional, esse bolo pede aveia. Pode ser em flocos grossos, finos ou até farelo. A aveia é um alimento maravilhoso e super simples de preparar. Nas manhãs frias aposto em fazer um mingau para o café da manhã e a noite para aquecer gosto de comer aveia com leite. Sou bem fã desse alimento, por isso achei ótimo variar e fazer em forma de bolo.
Ingredientes:
2 bananas maduras
2 ovos
1 xícara de aveia em flocos finos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de canela
¼ de xícara de óleo
¼ de adoçante ou açúcar
Modo de fazer
Jogue tudo no liquidificador até parecer bem misturado. Apesar de ser uma massa um pouco grossa não achei difícil de bater, mas se você duvida da potência do seu liquidificador, acrescente os líquidos primeiro, bata e depois vá adicionando os ingredientes secos aos poucos. Untei a forma de assar com manteiga e aveia mesmo, mas pode ser farinha comum ou até papel manteiga (que fica mais prático ainda).
Bolo de banana sem farinha
Antes de colocar para assar, pré-aqueça o forno por uns 10 minutos. Para o bolo ficar pronto, deixe no forno por 35 minutos ou até o palito sair limpo. Aqui demorou exatamente os 35 minutos com o fogo a 200 graus. Ao tirar da forma o bolo vai murchar um pouco, não estranhe. O normal da receita ficar baixinha mesmo.
Bolo de banana sem farinha
Bolo de banana sem farinha
Como estava frio e chovendo, a vontade de fazer gordice falou mais alto e derreti meia barra de chocolate meio amargo sem açúcar com meia lata de leite condensado também diet para fazer cobertura. Para quem estiver querendo emagrecer recomendo fazer a cobertura que nem eu fiz: sem açúcar, aí não acontece de dar aquela vontade insaciável de comer sem parar.
Bolo de banana sem farinha
O resultado é um bolo muito fofinho (tão fofinho que dá vontade de ficar apertando!), muito gostoso e com jeitinho de comfort food, mas com um toque saudável para provar que receitas que fazem bem a saúde estão longe de ser sem graça .

Peço desculpas porque a qualidade das fotos não está tão boa. Consequência do tempo ruim, preciso tomar vergonha na cara e fazer uma softbox.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...