Receita de pretzel com cobertura de chocolate branco (decorado para o dia dos namorados)

Fiquei dias pensando em qual receita fazer pensando no dia dos namorados, aqui em casa nós não comemoramos essas datas e nem aniversário de namoro, então minha criatividade trava um pouco por causa da falta de prática. Decidi fazer pretzels por que é uma receita bem fácil e dá pra decorar a vontade. Estou postando meio em cima da hora, mas garanto que tem todos os ingredientes na sua casa se der vontade de fazer.

O pretzel é um pão alemão delicioso de comer quentinho, mas quando esfria tem sua graça também. Por ser um pão é indicado usar fermento biológico seco ou fresco, nunca usei o químico (aquele para bolos) por medo de não dar certo. Geralmente prefiro a versão mais tradicional que só leva açúcar e canela como cobertura, mas meu namorado gosta de granulados quis agradar o bofe.
Ingredientes:
1 ovo
1 pitada de sal
1 xícara de água morna
1 pacote de fermento biológico seco (ou 30 gramas de fermento biológico fresco)
2 colheres de sopa de adoçante/açúcar (se você gosta da massa bem doce aconselho dobrar a quantidade)
3 colheres de sopa de manteiga
4 xícaras de farinha de trigo

Ingredientes para cobertura:
½ barra de chocolate branco
1 lata de creme de leite
Misture todos os ingredientes na mão e acrescente por último a água. Adicione aos poucos até sentir que a massa está no ponto certo: firme e sem grudar nas mãos, pode ser que não precise usar toda xícara de água. Depois de acertar o ponto deixe a massa descansando por 20 minutos. Após essa pausa comece a modelar os pretzels. É bem simples:

1. Forme uma minhoca bem fina com a massa (o mais fina possível, pois a massa cresce);
2. Junte as pontas até a metade da massa;
3. Junte as pontas fazendo uma “trança”;
4. Se quiser deixar com aparência de coração, molde os cantos arredondados puxando para cima até a forma aparecer.

Unte uma forma com manteiga e farinha ou papel manteiga, acomode os pretzels e deixe descansar mais 20 minutos. Enquanto isso aproveite para preaquecer o forno. Antes de botar parar assar costumo passar um pouco de água em cada pretzel para umedecer um pouco, honestamente nem sei se faz diferença, mas fica a dica. Asse até dourar, aqui demorou cerca de 15 minutos, mas pode ser que na sua casa demore menos ou mais.

Enquanto os pretzels assam aproveite para fazer a cobertura, coloque a barra de chocolate e o creme de leite na panela e espere derreter. Sem segredo, né?

Assim que estiverem assados é hora de colocar a cobertura. Também não tem mistério, é só mergulhar no chocolate branco e depois nos granulados. Se você quiser fazer a cobertura tradicional, invés do chocolate derreta manteiga para grudar o açúcar e canela no pretzel.

Fiz os pretzels em formato de coração porque a breguice não tem limites.


A receita rende bastaaante! Fiz uns dez decorados e ainda tem mais oito para enfeitar, provavelmente vou fazer com queijo e vou enjoar de tanto comer até o fim de semana. Ainda esse mês devo trazer dicas mais saudáveis e receitinhas mais leves para compensar a gordice.

E vocês, vão cozinhar ou dar presente no dia dos namorados? Mesmo quem é solteiro pode se agradar com uma receitinha ou riscando um desejo da lista de desejos, o importante é passar sem bads nesse dia ♥.
OFF: Fiz uma pesquisa de público para saber o que vocês gostam e acertar no conteúdo do blog! Se quiserem me ajudar respondendo ficaria muito agradecida. É anônimo, então podem ser sinceros sem medo. Para responder clique aqui, obrigada ♥.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...