O que saber antes de alugar um apartamento

Contei para vocês as verdades inconvenientes de morar em apartamento e como tive um feedback bacana decidi começar a escrever um pouco mais sobre a minha experiência de morar sozinha, rotinas e burocracias. Quem ainda não passou por essa fase pode gostar dos conselhos e quem está passando também pode gostar de dicas de qualquer maneira.

Moro sozinha (na verdade com o namorado e os gatos) há quatro anos e já me mudei três vezes. É muita mudança em pouco tempo. Em cada apartamento descobri e aprendi alguma coisa, principalmente sobre assuntos relacionados ao processo de aluguel. Posso não saber deixar minhas meias brancas novamente, mas sei como escolher um lugar para morar. Provavelmente seu primeiro imóvel vai ser alugado e antes de dar entrada com os papéis na imobiliária é bom saber o que avaliar para evitar o máximo de arrependimento. Algumas dicas valem para quem pretende comprar também.
Descubra quem é o síndico
O síndico pode ser seu melhor amigo ou seu pior inimigo. Durante a visita ao apartamento aproveite um momento para bater um papo com ele, avalie sua postura e julgue a vontade. Ninguém merece ficar dependendo de uma pessoa que não passa confiança. Pense nos problemas que podem (e irão) surgir, se o síndico não for disposto tudo será um inferno. Se você não tiver uma boa impressão em uma conversa de cinco minutos reconsidere o imóvel.
Pesquise bem sobre a imobiliária
Assim como o sindico é importante para ajudar a resolver problemas no prédio, a imobiliária vai ser importante para resolver os problemas no apartamento. Procure na internet o máximo de informações que conseguir. Geralmente se a empresa tem fama ruim se acha várias reclamações, então é moleza. Além disso, pergunte para conhecidos se indicam a imobiliária e avalie o atendimento, encha de perguntas e abuse da chatice.
Saiba se aceitam animais
Se você tem um bichinho ou pretende ter um é sempre bom consultar se o proprietário do apartamento aceita animais. Quando o lugar é mobiliado costumam implicar com cachorros por causa de dados que podem causar com mordidas e xixi fora do lugar. Se você gamou no apartamento e não vai poder se mudar por ter um bicho, não encane, isso é dentro da lei. O dono do apartamento tem o direito dessa exigência. Tem gente que faz mais estrago que um animal, mas faz parte.
Espie seus vizinhos e fofoque com o porteiro
Parece muita loucura, mas nada pior que se mudar e ter sua manhã interrompida por choro de criança ou família barulhenta. Se o prédio tiver porteiro vá atrás dele e pergunte sobre quem mora em cima e dos lados do apartamento que você está de olho. Também dá para aumentar o nível de insanidade dando checando os tapetes e enfeites nas portas, as pessoas costumam personalizar essa parte da casa também, juro que dá pra sacar algumas coisas!
Muita atenção na vistoria
Depois de escolher o local dê muita atenção para a vistoria. O que tem de imobiliária que arranca dinheiro dos clientes por causa dessa maldita é impressionante. Nunca assine o documento dado por eles antes de ter tempo de fazer a sua própria avaliação. Se possível tire fotos de tudo e conteste. Se no papel está escrito "armário em boas condições", mas tiver uma mancha na pintura já altere para "armário com marcas de uso". Quanto mais detalhes melhor.

A gente deu sorte no apartamento que estamos agora. A própria imobiliária nos deu um CD recheado de imagens do apartamento, tem em torno de 300 fotos! Alugamos pela Referência Imóveis, fica a indicação para quem mora em Curitiba.

Imprevistos e furadas acontecem o tempo inteiro. Nem sempre dá para acertar no primeiro apartamento (às vezes nem no segundo), mas com o tempo e paciência a gente percebe o que vale a pena avaliar de acordo com nossas necessidades. A única coisa que vocês não podem deixar de acreditar é que prevenir nunca é demais. Só não deixem a neura ser grande a ponto de impedir de concretizar o sonho de morar sozinho.

38 comentários:

  1. Não vou comprar/alugar um apartamento tão cedo, mas adorei suas dicas! Infelizmente minha avó que mora em um prédio aqui perto, sofre com o dela e não tem como mudar por enquanto. O síndico é totalmente abusado e antipático e não resolve nada. Mas pelo menos os vizinhos são bons, isso já ajuda. Imagino como deve ser ruim morar do lado de gente barulhenta em apartamento. Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que ruim Fê! Sem falar que tem gente que consegue ser mais antipático ainda com quem é idoso! Nesse prédio a síndica é solicita e maravilhosa, já nas visitas percebemos a organização de avisos e notamos que seria bom sinal, mas já sofri com síndico bunda mola também auhauhau :(

      Excluir
  2. Muito boas as dicas, Bessie. Ainda não tenho dinheiro pra ter meu próprio apartamento mas já tô começando a pensar nisso, vou lembrar das suas dicas.

    beijo.
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
  3. Oi Bessie! Aluguel é complicado, né? Eu me mudei 2 vezes, estou indo pra terceira agora, mas agora é pra uma casa o/ Finalmente! O meu marido e eu sempre quisemos morar em apartamento, mas nossa, o espaço é complicado né? A gente quer mais espaço pra poder receber e pra nossa cachorrinha, então decidimos que uma casa seria melhor. Esse negócio de tirar fotos do apartamento é ótimo! Aqui deu um problema no encanamento da cozinha, vazamento, sabe? E logo que vi já tirei fotos de tudo e mostrei pro dono (aqui é direto com o dono, não tem imobiliária, sabe? Gosto disso porque fica mais fácil a comunicação) e aí mostrei pra ele e ele já veio aqui e arrumou, amém, hahahahahahaahahah!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu já contou algumas coisas que só me fazem ter certeza: tu deu sorte aí! Amo/odeio/nãosei essa ideia de ter o proprietário por perto. Fico morrendo de medo da pessoa ser metida, mas pra esse tipo de assunto é 100x melhor tratar diretamente do que ter uma imobiliária intermediando. Beijo!<3

      Excluir
  4. Nossa, essa de espiar os vizinhos é uma coisa que eu deveria ter feito, tenho uma vizinha que tem uma filha que chora o dia todooo, mas nem é culpa da criança, e a mãe que é desesperada e não deixa a criança fazer nada, num leva nem pra tomar o sol, quando encontro a bebê no corredor, ela parece um fantasma de tão branca, e ai vive com problemas respiratórios... depois cresce cheia de alergias, sem ter brincado, sem ter se socializado... esses dias tava passeando com a cachorra pelo corredor e ela veio toda curiosa passar a mão, a mãe já deu um grito enorme tipo: CIDADO MARIA LUIZAAAA! no meu interior tava querendo mais é que maria tivesse passado o dedo na bunda da cachorra e botado na boca pra ver se cria alguma "vitamina S"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema nunca é a criança, mas o filho não é nosso e irrita né? rs Não posso morar perto de criança que me dá nos nervos. Entendo as necessidades e não quero que criança vire um robô, mas na minha casa quero sossego então acabo sendo intolerante. Melhor ficar longe mesmo! AUHAUAHUAH

      Excluir
  5. Vou mandar esse post para uma amiga que tá se mudando agora ♥ adorei

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. juro que se eu tivesse lido esse post antes eu teria me livrado de um ano inteiro de stress. na hora bate toda aquela animação de ~enfim~ alugar um cafofo bacana mas que no fim é a maior furada da história. me incomodei muito na hora de entregar o apto, os problemas que iam aparecendo e a imobiliária ia adiando eternidades. credo, dá até uma canseira só de lembrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, imagino teu estresse! Mas só assim pra gente aprender né? As vezes por mais que a gente leia dicas a teimosia vence. Aqui vamos ter que entregar o apto pintado... e meu, como vai grana nisso :( acho que se eu fizer aula de pintura de parede e pintar sozinha sai mais barato!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Menina, já morei sozinha e minha vida era uma zona de guerra com minha Síndica. Foi uma loucura. Me proibiu até de trazer visitas masculinas pro meu ape acredita? realmente, alugar um apartamento pode parecer simples, mas não é! adorei as dicas <3

    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que ABSURDO!:( Teve uma época que morei em cima da sindica e ela enchia o saco o tempo inteiro também. E quando sindico implica não tem pra onde correr né? A gente realmente fica sem saida!

      Excluir
  9. Ai Bessie, esse post caiu em uma luva! Estou pensando em alugar um cafofo e é bem o que a Bá falou ai em cima: a gente empolga no oba-oba e nem presta atenção nas coisas que deveriam ter cuidado. Esse post é maravilhoso e de utilidade pública! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa!! <3 Seja chata, seja neurótica e qualquer coisa dá um grito pra quem já passou por isso pra ter ajuda, no fim dá tudo certo. Se quiser mais dicas fica a vontade pra perguntar, já passei por três mudanças e sou quase formada no assunto UAHUHAUA Enfim, boa sorte! Morar sozinho é tudo de bom! <3

      Excluir
  10. "Posso não saber deixar minhas meias brancas novamente, mas sei como escolher um lugar para morar." hahahahah adorei!!! Minha experiência com aluguel não é muito vasta: morei os 4 anos no mesmo lugar e não tive síndico nem porteiro! Mas em compensação, tinha vizinhos muito barulhentos ahahaha

    essas dicas são muito boas! Eu nunca tinha pensado em ter essa conversa com um síndico, nem em perguntar ao porteiro sobre os vizinhos! E isso de olhar os tapetes e enfeites é realmente uma boa ideia hahahaha (alias, adorei seu tapetinho de gato! ahhhh <3)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHAHUAHUA Como assim não tinha sindico?:( Pior que morei num assim também e odiava! E te juro que dá certo olhar os tapetes. Por exemplo, o cara aqui do lado tem um de Londres e ele vive viajando, só tem o apto pq as vezes passa por Curitiba e não quer pagar hotel (quero ser assim)! Beijo! <3

      Excluir
  11. Não tem coisa mais uó que prédio que não aceita bicho. Não consigo entender isso.
    Grazadels nao sofri com lugar pra morar pq meu excelentíssimo já estava 'alocado' então só cheguei chegando heuheuhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade falei do apartamento mesmo. O condomínio por lei não pode proibir, mas pode determinar um numero x de animais por unidade! Beijão <3

      Excluir
  12. Só me diz como faço pra te seguir rsrs

    Não achei nada aqui como ícone seguir, e adorei o blog ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! <3 Dá pra seguir o blog pelo Bloglovin, pelo Google+ ou seguir a página que sempre aviso quando tem post novo! Vou deixar os links abaixo.

      Bloglovin: https://www.bloglovin.com/blogs/melhor-nao-falar-nada-dicas-resenhas-experiencias-14042341
      Google+: https://plus.google.com/109882608863500332940/posts
      Facebook: https://www.facebook.com/melhornaofalarnadablog

      Beijo! <3 <3

      Excluir
  13. Como eu vivo mudando de cidade por causa da profissão do meu marido, até chegar na nossa cidade definitiva sempre moramos de aluguel! É uma função muito chata, mas as dicas são muito válidas! Beijinhos

    www.chezb.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz! Deve ser bom e ruim ao mesmo tempo. Ano que vem nossa previsão é de ir pra Porto Alegre e já me cansa só de pensar :( Se tiver dicas de mudança interestadual fica a vontade pra dividir!

      Excluir
  14. Adorei o post =D Super dicas ♥
    Amei conhecer o blog!!
    Beijos
    felicidade-essencial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas! Meu marido é síndico Bessie, e muitas pessoas vem pra cá sem saber realmente o que é, gera transtornos e muita incomodação. Aqui, como tem temporada de verão, nos incomodamos muito com turistas. Todo mundo quer se divertir e esquece que tem gente que mora e trabalha enquanto eles se divertem. Faz parte!

    Beijinhos
    Grazy
    www.parolar.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAh que responsa! Não teria coragem não! Imagino as bombas que ele segura, haja sangue frio. Beijos <3

      Excluir
  16. Adorei as dicas, quando vamos comprar ou alugar algum lugar para morar é super importante saber sobre tudo, afinal vai ser um investimento grande além de duradouro!
    Beijokas da Carol e da Camila :*
    www.vamospapear.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprar dá muito medo, né? Alugar tem suas vantagens pq se não gostar da vizinhança é só se mudar! beijos <3

      Excluir
  17. Nossa, ótimas dicas mesmo! Da primeira vez que saí da casa dos meus pais fui morar em um lugar em cima da casa de uma senhora. Vivi um pesadelo! Da segunda vez eu e minhas amigas demos sorte de encontrar um lugar bacana e com vizinhos tranquilos. Pena que não aceitam animais :(

    multidaodepensamentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas menos mal né?:( Aqui enfrento salto todo dia! vizinho tranquilo é o ouro de morar em apartamento! Beijos <3

      Excluir
  18. Adorei esse post!!!! Mesmooooooo! Sou louca por bichinhos, o mais importante então sem dúvidas é ver se aceitam eles no ap!!
    Um beijo,

    www.danibuenoblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, nada pior que ter que esconder coisa de imobiliaria pq quando eles querem nos ferrar conseguem né? :( Beijos!

      Excluir
  19. Adorei o post, muito boas suas dicas. Coloquei no meu links da semana. Um beijo
    http://www.belablue.com.br/atualidades/links-da-semana-14/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela indicação!! <3 Achei que já tinha respondido esse comentário, me desculpa a demora!

      Excluir
  20. Eu tenho dois apartamento locados graças a Deus nunca problemas com meus inquilinos sempre me pagaram em dia e sempre mantive o imovel em perfeitas condiçoes de uso , mas o que mais me deixa tranquilo é que os dois imoveis sao duas quadras de uma faculdade particular aqui em minha cidade e nao alugo pela imobiliaria é direto comigo obviamente sempre é feito um contrato de locaçao registrado em cartorio.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...