Efeito manada na moda e compras na Zara


Efeito manada é o famoso “Maria vai com as outras” e por acaso quero falar de uma Maria. A Maria Filó. Todo mundo soube da coleção da grife para a C&A lançada no meio da semana e muita gente pirou na batatinha. Acabei afetada pelo hype e mesmo cansada depois de fazer uma baita faxina em casa decidi ir ao shopping para conferir de perto as peças.

Cheguei na C&A e todas as roupas pareciam iguais. Primeiro por causa da repetição de estampas, segundo pelas modelagens e terceiro pelas cores. Nada contra coleção com uma paleta de cores limitada, foi o conjunto que deu a impressão de “mais do mesmo”. Encontrei esse post recheado de fotos para vocês visualizarem. Mas ok... Superei a primeira impressão e como tinha visto os tricôs no Instagram fui atrás deles. Todos disponíveis na loja custavam entre R$89 e R$99, eram finos pra caramba, bem frágeis e alguns já tinham fios desfiados provavelmente de tanto experimentarem sem cuidado.

Respirei fundo e dei uma volta pela loja, achei coisas parecidíssimas com a coleção da Maria Filó. Pensei “nossa, que coleção gigante” até perceber que eram as roupas normais da loja. Voltei nas araras da Maria Filó e toquei em tudo, olhei peça por peça e não consegui gostar de nada. Nem as bolsas, nem os sapatos. Era tudo muito bonitinho, mas nada demais.

Sai da loja frustrada porque não entendi a loucura que rolou na internet e nas próprias lojas. Era elogio atrás de elogio, devo ter criado muita expectativa. Mas como não esperar algo maravilhoso se antes de sair de casa tinha lido postagens de pessoas que gastaram 700 reais comprando itens da coleção? Setecentos reais, gente! Pra que? Pra sair com a mesma estampa todos os dias? Coisas assim me assustam, é incrível o poder do boca a boca e de um bom marketing. Quando o produto é bom é compreensível, mas poxa, vale a pena pensar um pouco antes de gastar um salário mínimo em roupas da C&A

Mas enfim, cada um faz o que quer com seu dinheiro. Por isso resolvi passar na Zara e achei um tricô pelos mesmos R$99 da Maria Filó pra C&A. A diferença é que é pesado e parece ter muito mais qualidade.

Fazia anos que não entrava lá. Tive uma fase fanática pela Zara e usei tanto a ponto de enjoar. Todo mundo sabe que apesar de ser fast fashion a Zara tem uma proposta mais original e os caimentos são melhores. Os preços estavam parecidos com a C&A, então sai com três peças, um presente para o namorado e com muito alívio por não ter comprado aqueles tricôs só porque todo mundo tava comprando também.

Tem vezes que não dá pra entender. Só porque o negócio tá bombando não significa que a gente tem que se jogar, bom senso manda lembranças!

43 comentários:

  1. Nossa, super concordo Bessie! Eu fui olhar a coleção e fiquei boba. Tudo igual, sem graça e sem qualidade. Aproveitei e olhei a coleção da Kim. Vesti uma calça G dela (era a maior que tinha) e não passou nem da minha coxa. Fiquei pensando qual seria o tamanho que ela "usa" e quem fez aquela modelagem, porque né. Enfim. A Zara é a que mais me agrada também. Eu comprei um tricô lá ano passado por R$49,00 e ele é absurdamente grosso e de boa qualidade. Usei até pra viajar. Fico pensando qual é a graça de gastar tanto em uma coleção como a da Maria Filó para a C&A e acabar com peças iguais a de todo mundo e que provavelmente não vão durar muitas lavagens. Mass enfim né. Ah e amei suas compras! Essa calça foi muito cara? Achei a cor tão bonita! Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JURA? Nossa, imaginei que os tamanhos da coleção da Kim seriam maiores justamente pelas curvas e pelo corpo dela mesmo. Que decepção viu?:( Fiquei super afim de uma calça da coleção, mas nem vi pra vender, acabou tão rápido quanto a da Maria Filó! E COMO ASSIM TRICÔ DE LÁ POR 50, vou ficar de olho pra ver se acho uma barbada dessas também <3 <3 A calça foi cara não, tava remarcada por 89,90! Tava querendo uma assim há um bom tempo e achei o preço ótimo! O original era R$119. Também adoro essa cor, quando quero usar blusa/casaco preto é bom pra dar uma equilibrada, mas tinha preta também. Beijão <3 <3

      Excluir
  2. Bessie, sempre entro na C&A e acabo saindo sem nada de lá. Tudo que eu acho bonito é de poliéster (sou alérgica, então uso o mínimo) ou não tem G e GG. Saio frustrada. As últimas compras que fiz foi na Marisa, que encontrei peças de algodão e que serviam legal! E os preços, nem vou falar. Maioria das peças não vale!!!

    Beijos
    Grazy
    www.parolar.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raramente consigo comprar algo lá tb! :( Na Marisa a modelagem não fica boa em mim, fica grande, mas adoro os pijamas de lá. Quase todos que tenho comprei na Marisa! Beijão <3

      Excluir
  3. eu gostava bastante dos preços da renner e da c&a mas sempre achei a modelagem meio cagada, principalmente das calças e shorts. agora que os preços se igualam aos da zara acaba não fazendo muito sentido mesmo. a modelagem da zara é bem mais interessante e as vezes ainda rola de pegar promoção e afins. não que eu realmente tenha muita paciência pra fazer compras mas quando preciso eu sinto essa diferença e acabo me realizando mais lá. anyway, amei as tuas escolhas. recém me desfiz de algumas sacolas de roupas e sapatos e vi que não tenho nenhum blusão de lã pra me salvar no inverno, HAHA. se eu der sorte ai de achar uma bacana em um preço mais bacana ainda, quem sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A modelagem deles é beeem suspeita mesmo! A da C&A quase nada parece ficar bem no meu corpo, fora que uma vez comprei um cardigã e notei que uma manga era maior que a outra :( uó haha também não tenho paciencia pra comprar roupa, mas confesso queria mudar um pouco isso, vejo gente estilosa na rua e queria aprender a me vestir um pouco melhor. E to SEMPRE doando roupa/trocando/vendendo HAHAH dai depois sinto falta das coisas, vai entender. Beijooo<3

      Excluir
  4. Gente, eu tive a mesmíssima impressão que você!
    Sempre vou à C&A conferir as peças e os tricôs e estampas da Maria Filó estavam apenas mais do mesmo... tudo ali já tinha visto antes. Tanto que não fosse a etiqueta jamais ia saber que algumas peças eram da Maria Filó... não foi como a coleção da PatBo que a gente batia os olhos e sabia que era parceria. Achei tudo igual e bem sem graça pra dizer a verdade, tanto que também não consegui levar nada :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?? Te juro que peguei umas peças que achei bonitas aí percebi que não era da coleção HAHAHA A da PatBo foi linda mesmo! Tinha uns vestidos mais de festa maravilhosos. Beijão <3

      Excluir
  5. Amei esse tricô, tô desejando um bem grandão pra ser feliz nesse inverno que espero que chegue de verdade aqui em sp (sonhos, sonhos), haha.

    Eu acho bem estranho quando vejo várias peças com a mesma estampa, fica com cara de que aproveitaram o tecido que já tava ali pra fazer mais coisas, ao invés de buscar um novo que combine com a coleção e enfim... Essas lojas de departamento brasileiras já tiveram uns preços melhores, acho que quando sai uma coleção assim as pessoas se empolgam muito comprando e não reparam no valor real da peça (acho que já fui assim).

    Também achei bem caro os preços que colocou e pelo que descreveu as peças (ainda não fui ver e nem pretendo, na vdd, hahahaha) costumava comprar bastante na c&a e a qualidade de algumas peças deixa a desejar mesmo. Fiquei quase um ano sem comprar roupa, desapeguei de quase 70% do meu guarda roupas e agora que tô voltando a dar uma olhada nas lojas. Outra coleção que vi só pelo comercial mas não achei nada demais foi a da Kim, sei lá, não vi nada de especial, haha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ODEEEIO isso também! Gente, uma coisa é utilizar a mesma estampa em sei lá.. duas peças, outra é usar na coleção INTEIRA. Parece preguiça! Bah, eu tava nessas de ficar sem comprar roupa! Acabei deslizando agora, mas pretendo voltar ao "regime". Acho lindo um guarda roupa mais minimalista e compras tem que ser conscientes, só aproveitei a Zara porque gostei dos preços mesmo e ta va tudo vazio pq tava todo mundo se matando na C&A HAHAHAH A da Kim eu achei super a cara dela e bem condizente com o gosto e corpo brasileiro, mas dá pra achar peças assim em boutiques e não foi nada muito inédito não! Beijão <3

      Excluir
  6. Achei bonitas as roupas, mas realmente nada demais. Eu não conheço muito as peças da Maria Filó mesmo pra comentar, mas acho que foi o mesmo "estouro por nada" com a coleção da KIm pra C&A.
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos da Kim era diferente das outras peças da loja! beijos <3

      Excluir
  7. Tive a mesma impressão que você em relação às estampas. Não conferi a qualidade das peças, mas apesar de achar bem bacana essas parcerias que as fast fashions têm feito, se não tomarmos cuidado acabamos sendo levadas pela maré. Acho que a atenção com as compras nessas situações tem que ser redobrada. A oportunidade é ótima para investir em uma peça coringa que geralmente custa horrores e que pode surgir em uma coleção assim com um preço mais acessível. De resto, além de acabar lotando o guarda-roupas com estampas repetidas, você ainda corre o risco de sair com o mesmo look de mil pessoas na rua, né? Acho que o hype todo que a parceria teve se deve ao fato da primeira coleção que a Maria filó fez para a C&A ter voado das araras (e ter sido muito mais linda e trabalhada, diga-se de passagem). Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso mesmo, temos que tomar cuidado. E sim, a primeira coleção foi liiinda! Não conferi de perto na época, mas lembro de umas saias maravilhosas. Só que honestamente não pilho muito a qualidade da C&A :( então não sei se teria a mesma qualidade das da original da grife, por isso fico com a pulga atrás da orelha, sabe? Não sei mesmo se valeria a compra se pensarmos a longo prazo.

      Beijo <3 <3

      Excluir
  8. "Setecentos reais, gente! Pra que? Pra sair com a mesma estampa todos os dias?" HAHAHAHAHA morri de rir! Eu só vi algumas peças, então as poucas que vi (que foram uns vestidinhos e uma calça), achei bonitas, MAS, todas as peças que eu gostei eram da mesma estampa! Ai né, SE eu fosse comprar, compraria UMA coisa só! (o que não acho que seja muito inteligente da marca, não sei! não sei se todo mundo pensa que nem eu! Acho que a moça dos 700 reais não pensa hahahah) Mas sabe... achei tudo muito caro! Mesmo eu sendo bem consumista, me acho mão de vaca e acho um vestidinho da C&A por 129 reais caro! E, eu AMO fazer essas comparações de tricôs da Zara e das outras fast fashion! Gente, a zara tem o mesmo preço, a qualidade é MUITO maior e as pessoas compram nas outras lojas de dpto! Não entendo!! Aquelas blusinhas de R$69 da Zara eu tenho de um monte de cores hahaha acho a coisa mais gostosinha do mundo, tenho há anos, usava quase todo dia pra trabalhar e elas estão iguaizinhas! Já as da C&A ou da Renner que eu tenho e que são "iguais" já estão um trapinho!

    P.s. seu comentario no post da Forever foi!! Mas veio pra eu autorizar (???), acho que pq vc colocou o email do blog e não o seu pessoal! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UÉ, só fui clicando no auto preencher e nem percebi! Que estranho, mas enfim!

      Também não animo pagar esses preços na C&A não, ainda mais porque se compro algo de lá tenho que mandar ajustar, tudo é GIGANTE. Sobre a Zara, só fui lá mesmo porque vi seu vídeo e fiquei com saudades! UHAUAHUAHUA Olha, foi bom ficar um tempão afastada porque ~pirei~ na loja, não lembrava ser tão bacana. Essa blusa preta e branca foi 49!! E o tecido é maravilhoso, na Renner e C&A tão vendendo umas parecidas por 79!!!!! D: Ainda trouxe um moletom lindo pro namorado porque a seção masculina tava inspiradora. Na próxima quero um sapato hahaha. beijo! <3 <3

      Excluir
  9. fiz um comentario imenso e esqueci de falar das suas comprinhas hahahahahahahaha

    QUE LINDAS!!!! SÉRIO, QUE TRICÔ LINDO!!!! e eu AMEI essa calça! Parece ser linda!

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que te deu um momento de lucidez ali na hora e vc n comprou só pelo fervor hein! Tem coisa mais horrível que chegar em casa depois de gastar um Monte de dinheiro em coisa que a gente nem sinceramente queria?! Beijo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pior que isso é ter que ir trocar as peças só pelo desgosto UAHUAHUAHUAH! beijo <3 <3

      Excluir
  11. Bessie, acho que esse tipo de postagem sincera é que ta faltando nessa blogosfera. Postagem que fala do produto pelo que ele realmente é, especialmente quando ele não é bom. De verdade, não suporto ver post que fala super bem de algo, e te vende uma ideia de ótimo, daí tu confia na blogueira e vai atrás do produto e é uma porcariazinha mal feita, sabe?
    Cansa isso. Às vezes acho sinceramente que tem blogueira que faz isso para aparecer pra marca (no caso das que não são pagas para isso) e ganhar algum crédito.
    Mas enfim, adorei o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que sinto o mesmo? Até porque depois de um post puxando o saco tem gente que consegue parceria com a marca. Pode ser coincidência ou a empresa viu a oportunidade, mas a gente acaba desconfiando, olhando torto. Só sei que eu desconfio de quem muito elogia! E muito obrigada! beijão! <3

      Excluir
  12. Engraçado. Hoje visitei seu bloguinho pela primeira vez.
    Assim que vi as duas primeiras postagens, confesso que pensei "não é meu estilo de blog".
    Mas eu estava errada.

    O layout foi o primeiro nózinho que me prendeu ao seu cantinho.
    Seu jeitinho de escrever foi o segundo.
    O tema das postagens de moda e maquiagem não chamaram muito minha atenção, mas mesmo assim continuei lendo os posts. Cheguei à 7 página. Não sei se é você que tira as fotos para o blog, mas elas me encantaram. As dicas (mesmo as de maquiagem, por incrível que pareça) me deixaram muito interessadas (até salvei as mais legais nos favoritos, como a do shampoo johnson para removedor de maquiagem - só estou esperando acabar o meu pra fazer a troca). E a culinária - Geez! Me acertou em cheio. Salvei todas.

    Enfim.. Gostei muito do seu cantinho.
    Acredite - não LEIO 7 páginas de site nenhum que eu não tenha curtido MUITO (sou meio preguiçosa nesse ponto, confesso).

    E é isso!
    Sucesso com o blog.
    Vou descobrir como te seguir no blogspot, porque não achei essa opção no layout (aconselho a colocar, inclusive), mas já estou acompanhando pela fanpage do FB :)

    Beijo, beijo
    www.drawnwings.blogspot.com

    Ps: se as fotografias forem suas mesmo - please, mais disso! você tem um dom, cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lory! Tô morrendo de vergonha com seu comentário! Mas adorei suas palavras, fez meu dia :) Sobre as das dicas de beleza do blog.. não tenho intenção e nem tenho o conhecimento para ser uma ~blogueira de beleza~ mas tem certas coisas que valem a pena mencionar. Sou 0 a esquerda com maquiagem e quando acho alguma coisa bacana quero que todo mundo saiba, seja uma sombra que não precisa de talento ou esse negocio do shampoo de bebê ou algum produto realmente bom. Por isso que fiquei feliz com teu comentário, a intenção de ter essa seção por aqui é que mesmo se tu não gosta de blogs de maquiagem e beleza não significa que tudo relacionado ao assunto seja dispensável né?

      Sobre as fotos, são minhas sim! Mas te confesso que só sei fotografar pra me divertir. Não sei explicar técnicas, falar de fotografia mais profissionalmente, não sinto que tenho moral para falar disso, sabe?

      Também não faço ideia como fazer para seguir pelo Blogspot :( Mas tem gente que me segue por lá então deve ter um jeitinho. Geralmente uso o Google+ e vejo tudo por lá! Enfim, obrigada de novo. Volte sempre! <3

      Excluir
  13. As vezes eu acho que na verdade eu tenho um grande problema em comprar roupas porque sempre que vou nas lojas tenho uma dificuldade extrema de curtir o que as pessoas enlouqueceram pra comprar. Sinceramente, acho que não vale a pena gastar um salario minimo com roupas da c&a, se você não for extremamente cuidadosa com as peças elas geralmente duras 3 a 4 lavagens. A coisa mais inteligente foi você ter ido na Zara, que aliás, suas compras me deixaram com um tiquinho de inveja, quero tudo haha.


    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUHAUHAUHA também achei que foi inteligente passar na Zara viu? Super indico. E também acho que as roupas da C&A duram pouco, jamais gastaria tanto assim na loja justamente por isso :( Beijo! <3

      Excluir
  14. Adorei esse tricô branco, absurdamente lindo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é um creme beeem clarinho! <3 Acho mais lindo ainda. Beijo!

      Excluir
  15. Gente, me senti um alien agora. Não sabia dessa coleção da C&A e não vi ninguém falando nada até agora hahahaha. Só ouço falar da coleção da Kim Kardashian, que ainda não chegou nas lojas. Pelas fotos desse outro link que você marcou aí, as roupas parecem estar horríveis :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah capaz! depende muito de quem a gente segue e dos blogs que visitamos! Os que eu sigo tavam frenéticos! Sorte que não fui na onda. Beijo! <3

      Excluir
  16. eu super te entendo
    pq fui ver a coleção da Kim e tava pessima aff
    odiei kkkk
    amei essa calça ai do ladinho, fiquei curiosa pra ver ela aberta
    a cor é show *.*

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é estilo montaria, bem bonita, sabe? <3 De repente mais além posto uma foto no Insta vestido pra visualizar melhor. Beijão <3 <3

      Excluir
  17. miga, tava super no hype dessa coleção também! que bom que li seu post antes de ir até lá, haha!

    já as roupinhas da zara <3 muito amor, eim?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te livrei de uma ida a toa na C&A uahuahuah <3 beijão!

      Excluir
  18. Ai que lindeza esse tricôzinho! <3
    Adoro, tenho um monte, já fiquei querendo esse! HUEHAUHUEA
    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, queria todos do mundo!! :( Mas nem ia conseguir usar tudo!

      Excluir
  19. HAHAHA adorei o post! Eu gosto mais da C&A do que da Zara, mas concordo com você, não é só porque tá todo mundo falando que devemos gastar horrores em peças que nem são tão boas assim. Gostei!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz que tu prefere a C&A? :O Se bem que tenho uma jaqueta de lá que adoro, não posso falar (tão mal)! beijo!

      Excluir
  20. Muuuuuita gente falou dessa coleção, mas nem me abalei. Não sou do grupo Maria vai com as outras, se tivesse em seu lugar também teria saído da loja sem levar nada. Gosto de posts assim, onde as pessoas mostram suas opiniões sinceras!! Sou louca para conhecer a Zara, mas aqui na minha cidade não tem :/ Entre C&A e outras fast fashion, prefiro a Renner, acho as roupas com uma qualidade melhor e sem tanto repeteco de estampas.

    Beijos.
    nouw.com/ogostobom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro a Renner, volta e meia compro alguma coisa lá, principalmente bolsas! E como assim não tem Zara? :(( Aqui tem até a Zara Home, a loja de decoração da marca. Se as roupas são lindas, imagina os objetos decorativos. Beijos!<3

      Excluir
  21. Af eu amo Zara! Ainda bem que não tem nenhuma perto de mim, se não gastava todo meu rico dinheirinho.
    Acho que vivo em Marte pois nem tinha ouvido falar dessa coleção da Maria Filó até semana passada. Mas como também não tem C&A aqui perto passei ilesa hauehaea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, pra mim BOMBOU a timeline do Insta e dos feeds de blogs mais famosos! Mas depende muito da nossas referencias mesmo. Honestamente tu não perdeu nada uhauah <3

      Excluir
  22. Eu acho que os preços da Zara deram uma caída nos últimos tempos pra dar uma equiparada com a concorrência (o que eu acho ótimo), mas faz um tempo considerável que eu não compro lá. Realmente, essas coleções da C&A tão um baita flop. Nem vi essa da Maria Filó, mas quando fui ver a da Kim K era tudo muito frágil, sem sal e igual demais. Pra não mentir, levei só uma calça jeans da coleção dela porque o caimento ficou perfeito em mim. Só.
    Confesso que ultimamente eu tô sendo tentada mesmo é pelo satanás em forma de Forever 21. Meu, não consigo sair de lá ilesa! Na minha última ida ao shopping comprei um suéter/tricô/isso aí bem parecido com o teu (só que verde menta hahah) pelo mesmo precinho! E ele é super grosso, material bem sensa!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu tive esse impressão também! Principalmente porque não ia na loja ha muito tempo e tava achando que ia encontrar os mesmos preços de 5 anos atrás. Se a peça tem caimento bom vale a pena, mas é dificil de acertar na C&A né? E meu.... eu AMO PIRO SUSPIRO PERCO O JUIZO com a Forever21! Comprei lá coisas tão baratas que não me aguento de tanto amor. Pra meu azar vai abrir uma a 10 minutos da minha casa! Pensa no meu medo HAHAHAHA :( Beijo!! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...