3 maneiras de começar a comer legumes

Antes de tudo queria deixar claro que por muito tempo na minha vida evitei qualquer vegetal ou verdura. Era o tipo de pessoa que olhava torto quem gostava de um prato de salada. Já hoje em dia sou justamente esse tipo de pessoa. Sou completamente apaixonada por vegetais e verduras.

A disponibilidade de sabores e combinações é infinita, sou do time que acredita que se você não gosta é porque ainda não encontrou o jeito de fazer ou vegetal certo. Se você quer descobrir novos sabores terá que fazer uma forcinha até o paladar acostumar, mas vale a pena.

Muita gente pensa que ao incluir esses alimentos o prato tem que ser natureba, mas é possível fazer gordice com vegetais! É a melhor maneira de começar a comer. As dicas e receitas a seguir não são nada leves, mas são muito gostosas. E me desculpem, mas hoje o papo é longo.
Frite seus vegetais
Uma das regras do universo: tudo frito é gostoso. Esse método adiciona gorduras e calorias a um ingrediente antes light, mas se é o único jeito de te fazer comer vale a pena. Eu gosto muito de empanar berinjelas, principalmente quando estou com muita preguiça e já comi macarrão por três dias seguidos. No caso substituo pela carne, como com arroz, feijão e até uma farofinha. A vantagem é que o prato fica barato e sustenta bastante, meia berinjela e a minha barriga sem fundo já tá forrada e alimentada.
Ingredientes:
1 berinjela
1 ovo
Farinha de rosca (dá pra comprar pronta)
Modo de fazer: Corte as berinjelas em fatias pouco menores que a largura do seu dedo, passe no ovo e em seguida passe na farinha de rosca. Coloque na panela com óleo, espere dourar e retire.

Dá para usar abobrinha e até pepino, mas pessoalmente indico berinjela. Fica gostoso demais!
Camufle seus vegetais e verduras
Seja não tirando a alface e o tomate do hambúrguer (que honestamente no meio de um monte de queijo e carne mal dá para ser percebida) ou fazendo legumes gratinados, escondidinhos, até estrogonofe. Essa foi a minha tática principalmente para acostumar com verduras, cortava a salada em pedaços minúsculos e misturava no prato inteiro. Mal sentia o gosto e gradualmente a gente acostuma e não precisa esconder tanto assim.

Agora no frio o que me anima mesmo são legumes com queijo e feitos no forno, por isso no fim de semana passado fiz couve-flor gratinada no forno e meu namorado aprovou. Resolvi adicionar essa receita aqui porque se ele comeu, qualquer um come.

Ingredientes:
1 maço de couve-flor
1 lata de creme de leite
50g de queijo ralado
½ tablete de caldo de legumes
Sal a gosto
Manteiga para untar
Modo de fazer:
Corte a couve-flor em pedaços pequenos, com o caule e tudo (é a parte mais gostosa). Ferva água em uma panela, coloque meio tablete de caldo de legumes (equivale a 39% do recomendado de sódio, mas às vezes não tem problema) e o sal agosto. Espere o tablete derreter e coloque a couve-flor. Cozinhe por 2 minutos, escorra a água e misture o creme de leite. Unte o prato refratário com a manteiga e coloque a couve-flor, por cima coloque o queijo. Espere ficar douradinho e está pronto.
Transforme seus vegetais em sopa
Tem maneira mais simples para gostar de abóbora que fazendo uma sopa? Como sou preguiçosa gosto de comprar tudo já pré-cortado no mercado. Pode ser mais caro e vir menos que comprando item por item, mas se eu compro uma abóbora inteira acaba estragando e prefiro a praticidade. Compro um pacotinho que mal custa sete reais de legumes cortados.
Ingredientes:
1 pacote de legumes picados
1 tablete de caldo de legumes
Sal a gosto
Modo de fazer:
Coloque os legumes com agua até cobrir tudo dentro de uma panela de pressão. Quando começar a chiar conte 15 minutos e desligue. Bata tudo no liquidificador, se necessário coloque no forno para engrossar o caldo e sirva. Os meus ingredientes favoritos para sopa são abóbora, abobrinha, pepino, cenoura e couve. Se você não tem problema em mastigar os legumes dá para acrescentar tofu e couve flor picada. 
Não se force, demore o tempo que for necessário
Com passos pequenos a gente vai aprendendo e pegando gosto. O processo deve ser gradativo. E mesmo se não te der vontade de devorar esses alimentos mais naturalmente não tem problema, o importante é comer e aprender novos sabores. Sou muito a favor de uma vida saudável de verdade, sem medos e sem nos olhar no espelho com julgamentos. Temos que nos cuidar sim, mas sem ficar triste se bater aquela vontade de chocolate.

Li um artigo muito bom com o título de A tal da "geração saúde" que se tornou uma "geração tormento", que entrevista a Paola Altheia, uma nutricionista que fez um blog para tratar do assunto. Vale a pena ler a entrevista e conferir o blog. Fica o trecho da entrevista para reflexão:

"Quantas vezes testemunhamos diálogos sobre a culpa de ter saído da dieta, ou sobre o quanto um determinado alimento é calórico ou uma dica para “secar barriga” (a barriga estava molhada?). (...) A tal da "geração saúde" é, na verdade, a "geração tormento". A comunidade médica e científica está tão desesperada para conter o avanço do sobrepeso, da obesidade e das doenças crônicas ao redor do globo que o resultado disso é que atualmente vivemos um momento de franco terror dos alimentos e da gordura (no nosso corpo, no corpo dos outros e na comida)."

Se você diminuir o açúcar escondido que consumimos sem perceberadicionar ingredientes com fibras ao arroz e aprender a comer alface mesmo que seja misturada no feijão já vai notar uma boa diferença na sua alimentação e vai perceber que não precisa ser radical. No mesmo dia que fiz a couve-flor gratinada fiz os cookies e comi vários sem culpa alguma. É assim que tem que ser.

25 comentários:

  1. Que gostoso tudo isso! Eu fui a típica criança que odiava verduras e legumes, mas era obrigada a comer pela mãe. Quando cheguei na adolescência parei de comer e agora que tô voltando a comer e descobrindo formas mais gostosas de preparar, haha. Berinjela assim fica bom mesmo, lasanha de berinjela tb é uma delícia. Me vi nesse post pq ontem mesmo tinha abobrinha em casa (uma coisa que não gosto) mas coloquei no prato e joguei mussarela em cima, e ficou gostoso (pra minha surpresa, haha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO AMOR POR LASANHA DE BERINJELA! Descobri que o nome "certo" é moussaka, que é um prato grego! Abobrinha cheia de mussarela fica muito bom UHAUHAUHA eu não sou muito fã também, mas se tá com molho como sem pensr <3 <3

      Excluir
  2. Quando eu queria banir o arroz, ficava preocupada em saber e estava me alimentando bem de fato, o que eu fazia era misturar com ovo. Usava aquelas frigideiras que não pedem óleo e misturava cenoura + ovo mexido ou abobora verde + ovo e seguia a vida! De alguma forma, substituiu o arroz no meu cardápio. às vezes adicionava azeitona no tomate e assim fui associando com coisas que já gostava. Hoje em dia trituro repolho, cenoura, e tudo que tem direito e como de boa!

    Seu blog é muito lindo, parabéns!
    Strawberry Fields

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delicia <3 <3 Não tem como ficar ruim se tem ovo envolvido. Não tenho nada contra arroz, mas gostei da dica. Como faço o integral as vezes tem que ter paciência pra esperar cozinhar, se misturar legumes com ovo com certeza economiza tempo! E muito obrigada <3 Beijo!

      Excluir
  3. Eu sou do time que acha que se alguém não come verduras e legumes, esse alguém é fresco! Mentira! (ou não hahahahahaha) Eu desde criança comia até pedra! Sério, nunca tive problema pra comer nem jiló! Eu sei que tem pessoas com problemas sérios com isso, tipo um aamiga de uma amiga que desde criança so come batata e queijo! SÓ ISSO! Espero, por Deus, que meus filhos sejam comilões assim como eu hahaha

    Uma das regras do universo: tudo frito é gostoso. HAAHAHHA pq isso tem que ser tão verdade? Meu eu AMO beringela frita! De paixão! E couve flor tambem, nossa! agora, pepino é novidade pra mim! hahahahah

    Nossa, eu também AMO couve flor gratinada, mas faço um pouco diferente! Eu deixo a flor inteira e ai vou enfiando rolinhos de presunto e queijo entre as florzinhas! hahahaha ai coloco o molho e coloco pra gratinar! fica muito bom também!

    E, pepino na sopa eu também nunca tinha visto, bessie hahahahaha

    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse aqui cê pode deletar depois! tem uma frase repetida no post! a frase

    Sou muito a favor de uma vida saudável de verdade, sem medos e sem nos olhar no espelho com julgamentos. Temos que nos cuidar sim, mas sem ficar triste se bater aquela vontade de chocolate.

    ta aparecendo abaixo da citação e também no primeiro parágrafo desse ultimo bloco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TAMBÉM ACHO FRESCURA HAHAHA Tipo gente que come salsicha mas tem nojo de tomate, CADÊ COERÊNCIA? Conheço gente que só come coisas assim também, ou só tom suco natural cheio de açúcar. Me dá um nervoso, mas cada um faz o que quer da vida né? E pepino empanado provei num restaurante aqui perto de casa e achei a ideia ótima <3 <3 AAAI SUA COUVE FLOR DEVE SER MUITO MAIS GOSTOSA HAHAH eu vou fazer pro meu namorado! Eu só pico cozinho um pouco pra pegar o tempero do caldo mesmo!

      E vou editar, não tinha visto que a frase ficou dupla <3 <3 Obrigada sua linda

      Excluir
    2. QUEM COME SALSICHA MAS TEM NOJO DE TOMATE AHAHHAHAHAHAHAHA verdade! Salsicha e nuggets né! hahahahahaha tem muita gente assim! Nossa, essa de tacar açúcar sou eu, prazer! ahahahaha comecei a tentar dar uma maneirada depois que uma amiga disse que estava tomando tudo sem açúcar nenhum! ai pensei hmmmm não adianta muita coisa eu não tomar refrigerante mas ficar me enchendo de açúcar! hahaha
      HAHAHAHAHA se é mais gostosa eu não sei, pq a sua deve ficar bem molhadinha de creme, que delicia! mas a minha é boa também hahahahahaha

      de nadaaaaa <3 <3 <3

      Excluir
    3. Aprendeu a responder no comentário?? Eu aprendi esses dias e to me sentindo ~manjadora dos paranauê~. Troca por adoçante qualquer coisa! Sei que tu tem medo, mas seria necessário tomar 3 litros de adoçante por dia para dar alguma complicação. Já açúcar o recomendado é 25 gramas por dia e é super fácil de passar disso né?:( Com adoçante 3 gotinhas no suco já basta. SÓ SEI QUE TO MORRENDO DE FOME HAHA beijo!! <3

      Excluir
  5. Eu amo legumes! Gosto tanto que as vezes só como eles com o arroz e o feijão, sem outra coisa, sabe? Acho taaaaaaaaaãaaaaaaaaaaao gostoso!! E Bessie do céu, quando você fala que tudo frito é mais gostoso, SIM, ISSO É MUITO VERDADE HAHAHAHAAHAH! Eu amoooooo berinjela frita, minha mãe sempre fez e é uma das coisas que eu mais amo fazer por aqui. Já comeu abobrinha frita? Fica uma delícia também!! E eu também faço couve flor gratinada IGUALZINHO ao que você faz! Beijos Bessie!
    www.amandapaduan.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, já comi siiiiim! Fica ÓTIMO, é incrível! Mas a berinjela ganha meu coração disparado <3 <3 <3 Também sou assim, acho ótimo porque economizo muito durante a semana comendo só legumes, sabe? Tanto que depois de sair de casa que comecei a comer mais, justamente pra economizar rs! beijo <3

      Excluir
  6. Eu não como NADA de legumes e salada :( eu só como alface e um dos meus desafios de vida e mudar isso! Vou abraçar algumas dicas viu. Se der certo eu volto pra contar hehe
    beijos
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Cíntia, juro que vale a pena! É outro mundo de sabores. Mesmo lotado de queijo :) Se der certo conta sim <3

      Excluir
  7. Não sou fã de legumes, mas fiquei curiosa para experimentar essa sopa, porque por exemplo, odeio espinafre, mas sopa de espinafre eu gosto (??), então pode ter chances de gostar da sopa de legumes hahah! Estou morando sozinha e tentando cozinhar melhor, mas está difícil, estou sem tempo ):

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu tá morando sozinha é melhor ainda, porque economiza um monte rs! Quando trabalhava e estudava não rolava comprar carne que estragava muito rápido e ficava fedendo a geladeira, aí aprendi. Esses legumes picados dá pra congelar inclusive, super prático. Beijo! <3

      Excluir
  8. eu super era assim de fazer cara feia pra legumes e verduras. fazia cara feia pra quem comia sorrindo também. não fazia sentido. como no caso da minha mãe que pedia pizza de tomate seco com rúcula e eu ficava tipo: wtf, comassim? até o momento em que eu me peguei vivendo de fast food e destruindo com meu corpo. e não na pira dos quilos a mais. eu vi a situação toda quando me peguei doente all time. sempre tinha alguma coisa errada. dor de cabeça demais, infecção demais, enjoo demais. ai por desespero me forcei a mudar toda a minha alimentação. focava nas coisas mais naturais, evitava industrializados e deixava um diazinho pra curtir algo gordo sem dó. QUE DIFERENÇA ABSURDA. no fim a gente vai acostumando né? vai criando gosto, sentindo falta. a última sopa que tomei foi de legumes e perdi as contas da quantidades de legumes que tinha na sopa e eu nem sabia se já tinha comido na vida. amei tanto que tô agoniada querendo tomar sopa de abóbora pra ver qualé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, mudei minha alimentação por motivos bem semelhantes que tu! Eu tenho enxaqueca e vivia passando mal, nenhum médico me falava que podia ser alimentação, até que pesquisei mais sobre e vi que podia ser o problema. Assim que mudei os hábitos já me senti nova. No fim é bom né? A gente se acostuma, é uma troca por qualidade de vida. Também encho sopa de legumes, os que tão sobrando na geladeira vão tudo pra pressão, até batata HAHAHA! E sopa de abóbora é TUDO DE BOM <3 tu vai amar. Beijo! <3

      Excluir
  9. eu faço muito isso, disfarço os legumes no meio de outras comidas, faço receitas diferenetes, porque senão não tem jeito, eu não como!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu namorado também é assim! Fico feliz que pelo menos tem um jeitinho né, afinal faz bem! <3

      Excluir
  10. Nossa, quando era criança até pro básico arroz e feijão eu fazia cara feia, só comia porque os pais obrigavam. Verduras e legumes então, nem pensar, o único verdinho que entrava no meu prato era brócolis (em pedacinhos). As dicas do post são perfeitas, eu também aprendi a inserir os legumes comendo eles gratinados com queijo e/ou junto com batatas <3 Sempre tive uma saúde boa mesmo quase vivendo de batata e macarrão HAHAHA mas aos poucos fui me reeducando. Folhas eu aprendi a comer junto com frango e molho de queijo (ceasar salad), mas hoje em dia acho aqueles molhos industrializados horríveis. Se eu quero uma salada mais "completa" eu faço os meus próprios, mas no dia a dia me dá preguiça e acabo usando só o azeite + pouquíssimo sal. Até hoje eu não sou dos que comem de tudo, mas ao menos hoje em dia é porque eu SEI que não gosto, não mais a frescura de criança "nunca comi e não gosto". hahaha

    Eu não sei se essa realidade era a mesma em condomínios/escolas de classe alta e média alta, por exemplo, mas no início da adolescência, a diversão com os colegas do condomínio ou da escola era ir ao McDonald's no fim de semana. Hoje em dia demoro meses pra ir em um fast food, apesar de achar gostoso sempre acaba não caindo muito bem, parece que o corpo acostuma, né? Fora que se eu tiver com vontade de hambúrguer, por exemplo, eu vou preferir ~ganhar calorias~ em um restaurante do que num Mc ou BK hahaha equilíbrio é tudo na vida! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batata é VIDA! Eu também fui muito chata quando criança. Teve uma época que só comia bife, arroz e batata!!! Coitada da minha vó que tinha que cozinhar isso todo dia, até hoje não pedi desculpas por essa fase mas acho que deveria. Te entendo completamente, ainda tem coisas que não como, mas é tão bom perder o esteriótipo de ~chata~ e saber que se eu não gosto de azeitona é porque eu realmente não gosto e não só por implicância. Odeio quem age assim hoje em dia. Sobre Mc ou BK.. eu passo mal de como hamburguer de fast food! Fico com muita dor de barriga, fico toda estranha :( deve ser justamente por passar tanto tempo sem comer e hoje em dia tem tanta opção de hamburgueria gostosa que não faz sentido pra mim comer lá. Até o Xis da padaria é mais barato e mais gostoso HAHAHA!

      Beijo, sua linda! Bom te ver por aqui <3

      Excluir
  11. Suas dicas valem ouro sabe? Eu sou uma chata com comida, com certeza isso tem a ver com o pneu de gordura que eu tenho envolta do meu corpo. Estou buscando me alimentar melhor, mas tá tão dificil aceitar os sabores novos, me descobri fraca sabe... é um tanto frustante. Acho que essa é uma ótima opção pra começar a gostar dos sabores novos, vou tentar muito.
    Obrigada por compatilhar
    Beijos

    www.coisasdadebora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inicio é o pior, mas tu vai ver que faz uma diferença enorme no fim das outras. Eu sou apaixonada e acho que vale a pena o esforço, a gente não precisa ser radical pra ser mais saudável. Boa sorte! <3 <3

      Excluir
  12. Amei amei amei essas receitas, principalmente porque não come carne... essa semana vou testar essa couve-flor gratinada com certeza <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai é muito bom!! Nesse frio ainda mais <3 Eu sou ~apaixonada~ por vegetais e legumes, não sou vegetaria, mas sou muito mais fã de berinjela e grão de bico que bife uahuahua beijao <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...