Como maneirar no açúcar


Quando penso em começar a falar sobre hábitos saudáveis morro de medo de parecer aquele tipo de natureba chato que te julga por não comer orgânicos, acha que comida macrobiótica é a única fonte real de nutrientes e fica postando no Facebook os benefícios do nabo pra tentar te convencer que aquilo é a melhor coisa do mundo. Já tive momentos mais radicais mas hoje em dia sou bem mais tranquila porque para mim o segredo para uma vida saudável está no equilíbrio.

Para mudar hábitos antigos precisamos que os novos combinem com a nossa rotina e a nossa realidade. Não adianta querer ser a rainha da comida caseira se você passa dez horas fora de casa, carregar o dia inteiro bolsas térmicas cheias de ziplocks não vai animar quem gosta de comprar um sanduíche pronto a mudar a maneira de se alimentar.

Comecei a cuidar do que como por que tenho enxaqueca, fui obrigada mas me tornei fã dessa vida mais natureba. Durante o processo de adaptação lutei muito com a minha preguiça até descobrir que não precisava de tanta disposição assim. Por isso decidi fazer uma série de publicações para mostrar que dá pra ter um hábitos mais saudáveis mesmo sendo preguiçoso. Vou começar o "Guia do Preguiçoso Saudável" com um assunto delicado: o açúcar refinado

O açúcar refinado é o maior responsável pela obesidade no mundo, desregula o intestino (principalmente quando você exagera e come muito num dia só) e prejudica a saúde bucal. A lista de malefícios é imensa, porém não significa que temos que deixar de comer. Eu eliminei o açúcar da minha vida quase que totalmente por motivos de saúde, mas quem pode comer açúcar sem problemas não tem motivo nenhum pra excluir da dieta para sempre, o truque é ficar atento ao excesso. Em quase tudo que compramos no supermercado ele está lá, ao somar a fatia de bolo que você comeu com todo o açúcar escondido consumido durante a semana podemos perceber o perigo. A solução para maneirar é simples.

Troque alguns alimentos pelas versões diet ou sem nenhum tipo de adoçante. 

Crie o hábito de ler embalagens e dê preferência a produtos que você consome sem adoçantes ou na versão diet. Tem açúcar no molho de tomate, no pão de forma e até na bolacha salgada, e para piorar está quase sempre acompanhado de glicose e xarope de glicose. Também tem os alimentos que sabemos ter, mas não temos noção da quantidade mas é para isso existem os rótulos dos alimentos, é fácil ficar atento. Compare e escolha o produto com menos gramas de açúcar. 

Prefira um bolo caseiro a um bolo industrializado
Justamente pelos motivos que falei acima. O doce industrializado do supermercado contem vários tipos de açúcar e nem é tão gostoso, diga sim para o bolo e outros doces da padaria e seja feliz! Se você sabe cozinhar melhor ainda, fazendo em casa dá mais controle da quantidade a ser ingerida. 

Se você toma café preste atenção na quantidade de açúcar que coloca para adoçar


Considere trocar o açúcar por adoçante, mel ou aprenda a tomar puro. Um dia percebi que ao adoçar meu café colocava três dedos de açúcar para uma caneca de 300ml! É um exagero, mas muita gente faz também. Não aguentava tomar o final do café de tão doce e desde então uso adoçante. 
Se tiver curiosidade em saber mais, fica a dica de dois videos curtos e educativos: 
• Sugar: Hiding in plain sight / Açúcar: escondido embaixo do nosso nariz: Fala rapidinho sobre a quantidade de açúcar que encontramos escondidos e não tão escondidos assim. Com legendas em português.
• How sugar affects the brain / Como o açúcar afeta o cérebro: Animação que mostra o efeito do açúcar no nosso corpo e cérebro. Com legendas em português.
Os benefícios se sente com o tempo, o que eu mais gosto é de não me sentir escrava ao desejo insano de comer um doce. Odiava não sentir sossego até me entupir de açúcar. Comer tem que ser um ato de prazer e não de abstinência.

Minha intenção com essa tag é incentivar atitudes mais saudáveis sem precisar vender nenhuma filosofia restritiva que ninguém consegue manter. A vida é muito curta para se privar do que a gente gosta, mas também é muito curta para não se cuidar né? ♥

26 comentários:

  1. Se tem uma coisa que eu não consigo tirar da minha dieta é açúcar. Eu substituí o refinado pelo cristal em casa, mas no trabalho não tem jeito. E como tomo muito café aqui, já viu né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh mas vale a pena o esforço ♥ nem é tão difícil assim, se maneirar nos "escondidos" não precisa se sentir mal pelo resto hahaha! beijos

      Excluir
  2. Post veio em ótima hora, tô cortando o açúcar e sofrendo :( te contei que não posso mais consumir lactose também? HAHAHA ai tá difícil pro meu lado.
    Sou viciada em doce e tô na rehab. Mas descobri várias receitinhas saudáveis e gostosas pra amenizar <3

    Beijosss <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai guria, é mais fácil do que a gente pensa! O foda é a abstinência. Lactose e derivados tem que tomar cuidado também, muita gente sofre com efeitos colaterais e nem percebe! Pra parar de comer é difícil demais também :( Mas tu vai acostumar, se quiser tenho altas dicas de substituições uhauhau <3. Ah e se a vontade ficar demais, vai na Cacau Show que tem chocolates diets e sem lactose que são maravilhosos!

      Excluir
  3. Tem também aquele suco dobem sabe? Que não tem adição de açúcar. Meu primeiro passo para tirar o açucar da vida foi trocar refrigerante por suco, nem sempre dá tempo de fazer mas aí tem esses naturais, são um pouco mais caros mas vale a pena.

    Vou aprender a ser saudável com você! Estou esperando o próximo post!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tu gostou! <3
      O meu problema com o Do Bem é que é puro marketing :( As frutas deles são dos mesmos fornecedores da Del Valle, por exemplo. Geralmente em mercados menores e até em feiras a gente acha sucos mais baratos e mais naturais! Enfim, não vou dar muito spoiler pq mais além vou falar justamente de como vencer a preguiça pra fazer sucos sem apelar pra poupas <3
      beijos!

      Excluir
  4. To tentando encontrar o equilíbrio nessa minha vida, mas tá difícil. Sou muito 8 ou 80. Ou eu sigo tudo certinho, ou enfio o pé na jaca. Ai já viu, passo dias e dias sem comer doce e quando como, me mato de comer e perco o controle (socorro). Hahaha. Adorei o post e como explicou, pode falar sempre sobre isso, que vai ser super legal ver mais dicas :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pudesse sempre comia uma torta bem doce hahahaa se tu pode tem que comer mesmo <3 Mas se tu eliminar os açucares escondidos já ajuda um monte com essa vontade incontrolável! beijos<3

      Excluir
  5. Sou muito interessada nesse assunto, mas sinto justamente isso: PREGUIÇA de ser saudavel (embora saiba que deveria ser). Continue com a tag por favooooooooooooor, já adorei o primeiro post, vi os videos e me surpreendi com o efeito do açucar no cerebro. Se quiser trazer umas ideias de receitas faceis... ;) heheheh um beijo!

    Eu.Nomadiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo sim! Fiquei super feliz que tu gostou <3 <3 E vou postar receitas com certeza! Tô selecionando as mais rápidas de fazer, testando e tirando foto (dá trabalho viu?hahaha) Beijos<3

      Excluir
  6. Sobre meu post, então eu não gosto de frio, aliás odeio inverno, mas né haha...

    “Comer tem que ser um ato de prazer e não de abstinência.”
    Adorei o post, temos que ser saudáveis, mas com equilíbrio e sem virar o chato natureba haha.
    Eu tento cuidar na quantidade de açúcar que eu coloco no meu café haha, mas é complicado porque eu amo doces, sério! Poderia viver só comendo doces HUHAUHAHUUHAUHA ♥

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei justamente pelo café porque botava o restinho fora de tão doce que ficava! AHAHAHAHAHA mas depois virou hábito <3 E eu também não suporto o inverno, mas gosto do frio moderado que anda fazendo porque da pra ser feliz combinando roupas bonitas <3 tipo meia calça e short sem congelar! beijos<3

      Excluir
  7. aaaaiiiiii Bessie, que coisa linda!!! Sério, gostei MUITO desse post! A coisa mais chata é gente paranóica, né? Eu também acho que dá pra ser saudável somente tendo equilíbrio! Eu já fui bem encanada, sabe? O pessoal perguntava se eu tinha anorexia ou alguma outra doença, de tão magra que eu era e eu não comia absolutamente nada que engordasse. Hoje em dia eu confesso que abuso bem dos doces e hambúrgueres hahaha mas vou tentar ser mais saudável também!
    Isso do açúcar (e do sal também) é bem absurdo, né? Em nas coisas mais improváveis que a gente ingere! Eu ainda prefiro comer açúcar do que adoçante (sempre tem aquelas controvérsias, aqueles nutricionistas que falam uma coisa, outros que falam outra, mas acho que o segredo mesmo é moderar né!)

    Gostei muito muito muito dessa nova série de posts <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu também? Já fui bem mais magra e era justo na época mais radical, não posso dizer que era infeliz mesmo com algumas pessoas falando "tu ta magra demais!" mas tb não sou infeliz uns quilinhos mais gordinha comendo coisas gostosas sem preocupação hahaha! <3 Ahh tem muita gente que tem medo de adoçante mesmo, sempre rola uma matéria falando que dá cancer hahaha mas é bem seguro! O meu favorito é feito de stevia, um dos mais naturais de tem. Também da pra adoçar com mel e outros açucares mais in natura, pra não exagerar no refinado.De repente falo sobre adoçantes mais além <3

      Sobre o sal, é mais uma ameaça se tu come lasanha congelada 3x por semana com um copo de cola cola e se afunda no McDonalds no fim de semana (se bem que o que tem de gente que faz isso...) se tu já tem predisposição a pressão alta.

      E que bom que gostou! Fico super feliz <3 <3 beijos!

      Excluir
  8. Acho legal isso que tu disse, não querer ser chato é um dos maiores defeitos de quem resolve encarar uma vida mais saudável. Eu tento dar dicas quando as pessoas me perguntam, mas procuro não me intrometer na alimentação alheia... meus amigos sentam na lanchonete e comem pizza/bola e eu lá com meu pãozinho integral com queijo branco hahaha mas foi algo que eu escolhi pra mim. Realmente, sinto que a qualidade de vida melhorou muito, mas isso é algo da escolha de cada um, né?

    Amei a postagem <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! *high five* Também não troco meu pão integral e aliás não troco os meus hábitos atuais pelos antigos não, sou muito mais feliz assim, mas do que adianta ficar ~cagando regra~ (desci do salto agora uahauhau)? Isso só deixa a galera mais avessa a coisas saudáveis. Beijos<3 <3

      Excluir
  9. Oi Bessie! Nossa, sei beeem quando você fala que quer comer por prazer e não por abstinência. Eu sou tipo, viciada em doces, todo dia preciso comer algum doce, mas tento me controlar ao maximo. O problema é quando fico muito ansiosa ou nervosa, acabo comendo mais do que deveria :/ Adorei as dicas de produtos, aqui em casa a gnt usa muito massa de tomate e acredita que nunca vi esse que você mostrou? Vou ver se encontro em outros mercados! Beijos!!
    www.amandapaduan.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, repara que tem vários sem! Não só esse, alguns nem falam na embalagem, mas depois de aprender a marca que tem mais próxima fica fácil! Nossas avós diziam que o açúcar tira a acidez do tomate mas não é por isso que a industria usa, usa para conservar principalmente. Em um dos videos que mencionei explica que o açúcar (tirando os das frutas e alimentos naturais pq possuem fibras e retardam a absorção pelo corpo) gera uma agitação nos nossos níveis de serotonina que outros alimentos não geram, comer todo dia (principalmente o escondido) leva a um comportamento parecido vicio, então nosso corpo gera esses "cravings" para ter mais serotonina. Se for encarar essas trocas, boa sorte <3 não precisa viver sem aquela torta gostosa, só diminuindo o consumo de açúcar escondido ajuda bastante! Beijos<3

      Excluir
  10. Eu amo açúcar gente, é torturante ficar sem. :( Mas também tenho problema com enxaqueca e mais um monte de coisas e ele só atrapalha. Aos poucos estou acostumando também, já tomo suco sempre natural e sem açúcar e troco biscoito, bolos por uma fruta ou uma barrinha mais natural. Sempre dá para trocar algo e continuar satisfeita né? O ideal é não exagerar em nada. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre dá sim, até porque besteira não mata fome né? E nossa, açúcar é a principal causa das minhas dores! Se como um Twix passo mal por 48h, então não vale a pena mesmo. Depois que teu corpo acostuma tu nem sente mais vontade de doce!

      beijos<3

      Excluir
  11. Também tenho enxaquecas e é complicado tirar o açúcar da minha vida. Mas estou indo aos poucos...

    Beijos,
    Grazy
    www.parolar.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai guria, força! :( Pra quem tem enxaqueca o açúcar é complicado mesmo, mas tem que por na balança: melhor uma vida sem dores ou um bolo de chocolate? beijos!

      Excluir
  12. De uns anos pra cá eu tenho conseguido ser mais saudável, troco tudo por integral e zero, adoço muito pouco o café, só como carne vermelha quando saio pra jantar num restaurante com esse fim, não bebo nenhum refrigerante etc. Agora que não tenho mais faculdade a noite, acho que evoluí MUITO nesse processo, porque tenho tido mais tempo pra cozinhar e pensar nos lanches que vou levar pro outro dia, evitando comer na rua que nem sempre tem opção. MAAAS meu maior problema é maneirar nos doces :( em casa eu não tinha esse costume, mas quando eu comecei a trabalhar fora eu me acostumei a comer sobremesa no almoço e ainda beliscava os chocolates/biscoitos recheados durante a tarde. Hoje em dia tô tentando maneirar o consumo no dia a dia substituindo, pelo menos, pelo chocolate meio amargo (que também amo!). O problema é quando tenho chocolate "em grande quantidade" (tipo bolo, brigadeiro, ovo de páscoa haha), não consigo manter o equilíbrio e acabo comendo várias vezes no mesmo dia sem perceber :((
    Beijo! (amando o blog <3)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando tu aparece por aqui! <3 Quanto eu tava na faculdade também dei uma boa descuidada, o almoço sempre fazia e levava pro trabalho, mas sem condições de conseguir levar lanche e comia aqueles salgados que vendiam na cantina. Esse negocio do doce é absurdo, eu como muito raramente, dai acompanhei uns amigos numa doceria e comi uns 3 cupcakes que até doíam o dente de tanto açúcar e passai uma semana com meu corpo berrando por doce, aff :( odeio sentir isso! beijos sua linda! <3

      Excluir
  13. Gostei muito do post, aguardando ansiosamente os próximos! :D Sempre tento mudar meus hábitos mas é muito díficil, ainda mais pra mim que sou viciada em doces e balas haha
    @irianneveloso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo é sempre o mais doloroso né? Que vou que gostou, bem breve tem mais! beijos <3 <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...