Começando o dia bem: panquecas de banana e aveia


Não é todo dia que acordamos inspirados, né? Mesmo trabalhando em casa a preguiça quase sempre reina e durante a semana sou pouco criativa na hora do café da manhã. Dizem ser a refeição mais importante do dia e justamente por isso queria ser mais dedicada, mas sabe como é, faço pão torrado com ovo tão no automático que me esqueço de variar.

Ontem à noite planejei que ia fazer panquecas, gosto de pensar no cardápio do dia seguinte pra me preparar mentalmente e não ter um branco de ideias na hora de cozinhar. Também é bom para garantir que tem tudo o que precisa em casa pra não rolar aquela decepção ao procurar um ingrediente e não achar. A receita que gosto de fazer é bem simples e cai muito bem quando se acorda desejando um doce. Inclusive se caprichar na apresentação dá para aproveitar e agradar alguém (o namorado, a namorada, o pai ou a mãe) em um dia especial.
Os ingredientes são os seguintes:
4 colheres de sopa de aveia em flocos finos ou farinha de aveia
2 bananas maduras
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de açúcar ou adoçante (se você for muito formiga aumente a quantidade de acordo com seu gosto)
1 ovo
Quando tenho outra farinha, tipo farinha de amaranto ou de banana verde, gosto usar como alternativa a pelo menos duas colheres de aveia. Acredito que dê pra fazer essa substituição até com whey protein.

Pra fazer não tem muito mistério: primeiro amasse a banana com uma colher, junte a aveia e o adoçante/açúcar e mexa. Por último coloque o ovo e misture mais um pouco. A aparência vai ficar bem diferente da panqueca que se faz no almoço, fica mais densa e encorpada.




Depois de ter a mistura, pré-aqueça uma frigideira, unte com um fio de óleo ou manteiga e coloque o suficiente da massa para cobrir o fundo. Tudo em fogo médio. Quando a massa desgrudar significa que é hora de virar. A panqueca vai estar pronta quando os dois lados estiverem dourados. 

Para incrementar coloquei geleia de morango e morangos picados por cima. O tempo total pra fazer as panquecas é no máximo 10 minutinhos, dá pra fazer mesmo com muito sono porque é só misturar tudo e colocar na frigideira.
  
Comecei a fazer essa receita influenciada pela música “Banana Pancakes” do Jack Johnson, se quiser ouvir é só clicar aqui. Quem sabe te inspire também? 

16 comentários:

  1. Eu amooo panquecas, e confesso que nunca chego a rechear, porque o que eu gosto mesmo é da massa, então conforme vou fazendo, vou comendo hahahaa

    Com banana ainda não experimentei fazer, parece bom <3

    Beijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bem diferente da panqueca normal! Pra mim fica com gosto mais de café da manhã. Não consigo comer a receita tradicional sem pensar em almoço hahaha :) beijos<3

      Excluir
  2. Gente, que delícia ;-; fiquei imaginando um brigadeiro bem molinho aí em cima, junto com sorvete... Ai, ai!

    Também quero caprichar mais no cafe-da-manha, mas como tenho que sair bem cedinho pro trabalho, acabo ficando com o pão com manteiga e café e olhe la ç-ç mas quem sabe no fim de semana não de pra fazer algo gostoso assim, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou com nutella e amendoim picado, que tal? ahuahuah <3 Adoro delírios gordinhos. Tenta fazer sim! Acho que a gente merece se mimar de vez enquanto, nem que seja com um café da manhã super produzido <3

      Excluir
  3. que panquecas LINDAS!!! Nunca tinha visto essa massa com banana! Eu to pra fazer uma de leite condensado pro blog, mas estou enrolando há semanas! hahahaha Suas fotos, como sempre, me dão vontade de devorar tudo NHAMI NHAMI HAHAHA

    E, eu também queria ser mais dedicada com o meu café da manhã :'( você ainda come pão com ovo, eu fico no iogurte (que é só abrir e colocar uma colher hahahahahah mais preguiçosa ainda!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com leite condensado é nova pra mim, nem imagino como faz! Vou ficar esperando a receita! No fim me empolguei e fiz panquecas por 3 dias seguidos. Também como iogurte mas depois, tipo de sobremesa do café da manhã (??) Se desse comia almoço no café da manhã hahaha acordo faminta sempre! beijos<3

      Excluir
  4. Eu faço com farelo, o valor nutritivo dela é melhor (sou fitness, aqls haha) realmente é ótimo e acho uma boa receita principalmente pra segurar minha vontade de comer doce, gosto muito dela assim com canela salpicada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu tem razão de usar! Acabo não ligando muito, compro a que encontro no mercado. No que tem perto de casa os farelos são hiperfaturados (tudo de natureba é 3x mais caro, uma pena) então acabo comprando sempre a farinha. A coisa boa é que ela não pesa tanto e da pra comer um monte <3 hahaha o farelo me deixa super cheia!

      Excluir
  5. Ai que delicia de café da manhã!
    Eu sempre tento acordar um pouco mais cedo pra preparar o meu bonitinho, mas a preguiça sempre me vence e fico mais um minutos na cama, hahah e aí depois tenho que sair correndo! Ah, preciso falar que to encantada com seu blog, adorei <3

    Beijos.
    Coffee, Rock & Beer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo sabe como é isso né?:( Mas é tão bom um café da manhã decente as vezes que vale o esforço!
      E muito obrigada! beijos<3

      Excluir
  6. Recentemente fiz uma promessa pra mim mesma que é aprender receitas novas e cozinhar.
    Desde então vivo lá no TudoGostoso procurando ideias hahaha e agora já tou inspirada a fazer essa
    Tem cara de coisa gordinha <3 amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô nessas também, tô com uma lista enorme de receitas pra fazer <3! Sempre gostei de cozinhar mas andei relaxada. Ter blog ajuda muito, porque dá pra fotografar e publicar se fica bonito, parece que incentiva mais ainda, fica a dica hahaha :))

      Excluir
  7. Adoro quando a massa fica mais grossinha, e adoro praticamente tudo que tem aveia :D Logo amei a receita, e vou provar numa próxima panqueca aqui em casa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bessie! Nossa, eu amo essas panquecas! A receita que eu faço é suuuuuuuuper parecida, e o bom é que além de ser fácil de fazer, é saudável né? Beijossss!!
    www.amandapaduan.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! E pensar que tem gente que acha que ser saudável não é gostoso né? beijos! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...