Para curtir o outono: receita de cinnamon rolls

Para curtir o outono: receita de cinnamon rolls

Poucos dias atrás o outono chegou e as temperaturas ficaram mais amenas combinando com o clima cinza de Curitiba. Sem dúvidas essa é a minha estação favorita para cozinhar. No verão só consigo pensar em frutas picadas e no inverno tudo vira sopa. A primavera tem seu charme também, mas o outono permite comer coisas deliciosas e quentinhas junto de uma bela caneca de chá

Inspirada pelo friozinho resolvi preparar uma receita que sinto vontade de fazer ha muito tempo: cinnamon rolls ou simplesmente rolinhos de canela. Pesquisei bastante e acabei adaptando várias receitas. Antes de falar o passo a passo quero explicar a importância do tipo da farinha usada.

Se usa a farinha de trigo comum tipo I, porém com a maior porcentagem de proteínas (glúten) possível. Li que o indicado era usar uma com 12% de proteínas, mas só achei com 9%. A maioria das farinhas que vi no mercado tinham 6%. “Tá, mas o que significa isso?” significa que quanto mais glúten, mais elástica fica a massa e mais macia vai ficar. Para um bolo isso não é interessante, mas na hora de fazer um pão a quantidade de glúten faz toda diferença. Não tem problema usar uma farinha mais comum, a única diferença é não vai ficar tão fofinho.
Ingredientes da massa:
3 xícaras de farinha
3 colheres de chá de fermento
3 colheres de sopa de açúcar ou adoçante
½ colher de chá de sal
½ xícara de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara de leite morno (usei o desnatado, mas tanto faz)
1 ovo 
Ingredientes para o recheio:
30 gramas de canela
Açúcar ou adoçante a gosto
Ingredientes para a cobertura:
4 colheres de sopa de cream cheese ou requeijão ou creme de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de essência de baunilha
Açúcar ou adoçante a gosto
A outra adaptação que faço sempre é a de usar adoçante. Não posso comer açúcar, só bem moderadamente, então sempre substituo. O que tenho usado é esse aqui, a diferença de sabor comparado ao açúcar é mínima.

PASSO A PASSO
Primeiro misture os ingredientes secos e logo depois junte a manteiga, tudo na mão. Depois bata o leite e o ovo e vá adicionando aos poucos na mistura seca, para ter certeza que não vai passar do ponto. A massa estará pronta quando parar de grudar na mão. Após acertar o ponto, coloque massa em uma tigela e cubra com papel filme, deixe crescer por 2 horas.

Depois unte a pia ou a mesa com farinha, abra a massa em formato retangular e passe manteiga em toda superfície. Em seguida misture a canela com adoçante (ou açúcar) em uma tigela e polvilhe na massa.





O próximo passo é enrolar a massa e cortar em pedaços pequenos. Coloquei um pouco de açúcar de baunilha para decorar, mas não é necessário.
Coloquei em uma forma de pizza, porque era a maior que tinha em casa. Antes de colocar no forno deixei a massa descansando por 30 minutos para crescer mais e usei papel manteiga invés de untar a forma da maneira tradicional. 

Para a cobertura basta misturar todos os ingredientes em uma panela e mexer bem.

Aqui em casa o tempo para assar foi cerca de 25 minutos em fogo médio (190º) que foi preaquecido por 10 minutos, esse tempo pode variar dependendo da potência do fogão.






Não tenho muita habilidade pra decorar, mas o que importa é que a cobertura ficou bem gostosa e os bolinhos mais ainda ♥. Não dá trabalho, a parte mais difícil é esperar o tempo da massa crescer, mas compensa. Essa receita rende 10 rolinhos. 

18 comentários:

  1. As fotos da sua receita ficaram LIN-DAS! Sério, parabéns!
    Parece super gostoso, vou testar!
    Beijos,
    www.plus-d-intensite.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! é muito gosto e super fácil de fazer, a única parte chata é esperar a massa crescer, mas vale a pena <3

      Excluir
  2. Na verdade eu odeio esse tempo cinza de Curitiba, sério não curto. Mas amei essa receita, nunca tinha ouvido falar. Amo canela e parece um doce super chique, boa dica Bessie :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto, bate uma deprê :( Mas prefiro tempo cinza frio do que tempo cinza quente haha! Beijos<3

      Excluir
  3. Preciso fazer essa receita! Adoro esses bolinhos (ou rolinhos?), mas conheço aquela versão chamada roda de fogo (ou fatia húngara) mas com canela deve ficar muuuuito bom. É o meu condimento para doce favorito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra mesmo! E é quase a mesma coisa, a diferença é a canela. Sou suspeita pq adoro também, depois de assar a casa inteira ficou com cheirinho de canela <3

      Excluir
  4. Olá! Indiquei você para responder uma tag que postei no meu blog: http://trescoisas.com.br/2015/03/25/tag-7-coisas/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Bessie! Que coisa mais apetitosa! Me deu fome só de olhar, haha.
    Parece muito gostoso, quero tentar fazer <3
    Beijos | Pretty Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz que é super simples! Achei mais fácil que fazer bolo <3

      Excluir
  6. Que coisa mais delícia essa.. Nem sabia que existia..
    Adorei! Suas fotos do insta são perfeitas, te segui por la...

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  7. BESSIE DO CÉU, QUE COISA MAIS MARAVILHOSA!!! Sério! Suas fotos me deixaram com muita vontade de comer (e fazer hahaha)! Que coisa lindaaaaaa

    Não sabia dessa das proteínas! Não fazia a menor ideia, na verdade! hahaha muito bom saber! Nunca comi cinnamon rolls (mas amo esse nome hahah), minha mae fazia uma receita parecida (pelo menos a aparência é parecida haha não sei os ingredientes!) que chama Caracois Húngaros! Mas vai coco, não canela (:

    beijoooooo <3 www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma cois! Aparentemente só muda o recheio e talvez o tipo de farinha também, aprendi sobre as proteínas procurando essa receita e tudo fez muiiito mais sentido. Tô a procura de uma farinha com 12% agora pra fazer de novo e tô achando que a massa vai ficar tipo aqueles salgados super macios que a gente come em padaria/confeitaria sabe?

      Faz sim! É super simples e é muito gostoso, dá vontade de sentar no sofá com 1 litro de chá e comer a tarde inteira.

      Beijos<3 <3

      Excluir
  8. Eu sei que não é o foco aqui mas as fotos ficaram lindissimas! hahahaha
    Achei que a receita parece fácil, acho que vou tentar fazer quando der uma amenizada no clima aqui, porque num momento to querendo distancia do forno hahaha fica bom sem a cobertura? e quando você fez a cobertura usou cream cheese, requeijão ou creme de leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, que bom que gostou<3

      Usei requeijão light! Mas pode ser qualquer um desses citados, a intenção é dar textura e a cor branquinha. Se não tiver nenhum só açúcar, manteiga e água dão conta, apesar de ficar transparente. Fica ótimo sem cobertura sim, antes de colocar devorei dois junto com o namorado hahaha! Inclusive pretendo fazer sem cobertura da próxima vez e adicionar nozes junto com a canela.

      Excluir
  9. gente, delicioso de mais! quero fazer :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaaz! Vale muito a pena e é super fácil!<3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...