O que você precisa saber sobre Curitiba

O que você precisa saber sobre Curitiba
Dorayaki feito na hora no Hana Matsuri
Está programando uma viagem ou uma mudança para Curitiba? Antes de tudo queria deixar claro que você está muito enganado se pensa que aqui é a cidade do rock'n'roll e que todo mundo vê Game of Thrones, como a página da prefeitura gosta de insinuar no Facebook. O que mais se encontra é sertanejo, seja na farmácia, no ônibus executivo do aeroporto, na padaria ou no mercado.

Também não tem capivaras aladas soltando purpurinas, na verdade são animais bem agressivos e é melhor manter distância. E que nem todo mundo diz, as pessoas são sim mais fechadas que no resto do Brasil, mas não é falta de educação, é somente o jeitinho curitibano.

Vou aproveitar o fato que a cidade está completando 322 anos para falar um pouco daqui. Sou de Porto Alegre e me mudei faz uns 4 anos, então acho que já tenho moral para compartilhar algumas dicas com vocês.

TEM MUITA feira de COMIDA 
É a tradição mais bacana da cidade! Tem feiras gastronômicas de rua em todos os bairros e funcionam normalmente a noite. Considero a melhor opção do que fazer depois do trabalho para desestressar. A mais perto da minha casa acontece todas as sextas-feiras na Praça da Ucrânia. Não sei se as outras são iguais, mas essa tem muita variedade: comida mexicana, baiana, vegetariana, chinesa, waffles doces, pastel, pamonha e tem até um açougue. Além das feiras de bairro existem outras que são bem maiores e não tão regulares. Os "matsuris", festivais japoneses que acontecem a cada mudança de estação, são a melhor pedida pra quem gosta de comida japonesa.

sol, que sol?
Eu ia colocar uma foto do clima de hoje mas é tão desanimador que preferi deixar de lado. Se você estiver aqui durante um fim de semana ensolarado saiba que é uma baita sorte porque Curitiba é a cidade brasileira que o sol menos aparece, inclusive em 2013 foi uma das cidades que menos teve sol no mundo. Além de ser difícil para secar roupa o clima ruim também afeta o nosso humor. Demorei pelo menos um ano para desassociar chuva de dias tristes e preguiçosos.

tem BACON na pipoca 
Atenção turistas vegetarianos: as pipocas dos parques da cidade são batizadas com bacon! Muito bacon por sinal. Não sei como surgiu o costume mas nunca vi um vendedor de pipoca fazendo diferente. Aliás, antes de me mudar eu nunca tinha comido bacon. Dá pra dizer que a cidade tem uma certa obsessão por esse ingrediente então aprendi a comer na marra.

TUDO FECHA CEDO
A maior parte do comércio encerra as atividades por volta das 20h, tirando os mercados maiores que fecham no horário mais normal, por volta das 22h. Em Porto Alegre eu era acostumada a fazer compras beirando a meia noite. As opções de tele entrega também não vão muito além das 23h. Então fiquem avisados que para sobreviver na cidade tem que se programar.

tem ovelhas no parque 
O que você precisa saber sobre Curitiba
O Parque Barigui fica perto de onde moro e além de ter uma estrutura ótima para praticar esportes o parque abriga vários animais, inclusive ovelhas. Não é em todo lugar que podemos acordar cedo para caminhar e no meio da pista de corrida ter que diminuir o ritmo porque tem ovelhas passando, acho muito fofo!

No geral a cidade acolhe muito bem quem quer começar a vida e estudar. Para quem vem só a visita a cidade também vai agradar mas não esperem um clima estável, se preparem para comer muito e não esqueçam o guarda chuva!

25 comentários:

  1. Amei o post, amei as dicas, só não amei a história da falta de capivaras legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são amedrontadoras! E muito pesadas e tão sempre em grupo, não dá pra arriscar chegar perto :(

      Excluir
  2. Ai adorei o lance do sol, e não sabia! Moro em uma cidade que o sol além de forte, tem uma siderurgica aqui dentro, imagina o calor total que faz Hahahaha! Ainda vou aí conhecer esse lugar, pra ver ovelhas e comer muito HUSHAUSHUASHUASHAUS <3

    www.cultmidia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz, senti calor só de imaginar! Porto Alegre era bem quente também, nesse quesito Curitiba é perfeita. Beijos<3

      Excluir
  3. HAHAHA adorei o post, mas aqui tem uma boa galera que curte rock sim. E Curitiba é mais legal do que parece, como sou curitibana da gema rs, amo esse lugar <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, mas não da pra negar qeu paixão da cidade (e do Parana em geral)é por sertanejo! Tirando no Largo da Ordem :)

      Excluir
  4. Caracas eu devia morar aí pelo fato do sol, serio *-*
    Tenho muita vontade de conhecer Curitiba <3

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai guria, é terrível, tudo mofa! Parede, roupas no armario, tem que arejar sempre se não já viu :( mas tem suas vantagens também. Beijos<3

      Excluir
  5. Nossa, obrigada pelas dicas! Tenho muita vontade de conhecer a cidade e aproveitar e fazer um passeio de Litorina. Você já foi? Fiquei super agradecida pela dica da pipoca! Também fiquei contente porque descobri o nome do docinho que comi esses dias: dorayaki :D O bacana da experiência de morar é que tira um pouco aquela visão turisteira da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui sim! fui na classe econômica mas fui rs. Morretes é ~muito quente~, aconselho a vir mais pelo inverno pra não derreter. Uma amiga que tb é vegetariana sofreu com os bacons na pipoca, agora nunca mais esqueço de avisar esse detalhe pra ninguém e hahaha! beijos<3

      Excluir
  6. Eu nunca fui pra curitiba, ainda quero ir, mas eu nunca tive muita ideia de como era a cidade mesmo. Babei com a ideia das ferinhas mas acho que comercio fechando cedo e dias sem sol não são exatamente pra mim! E também nunca achei que ai ouvissem tanto sertanejo, mas isso já estou acostumada hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, em dias comuns são 21h da noite e parece que é de madrugada :( tirando pelo centro que tem movimento por causa das faculdades. Mas a comida compensa hahah! beijos<3

      Excluir
  7. Nunca fui aí, e nunca nem pensei em ir, mas lendo esse post direitinho num é que deu uma vontade? Primeiro que conhecer outra cultura já é um máximo, né? Depois que poder ter um contato assim com animais, e pipoca com bacon.. um dia eu vou, ein! Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade é linda para turistas, principalmente os que vem com fome hahaha! :) beijos <3

      Excluir
  8. AI NÃO :(((((((((( tinha feito um comentário enorme e não foi :((((((((((( vamos tentar de novo hahahaha

    ahhhhhhhh eu queria ver capivaras aladas com glitterrrrrrrrrr hahahahahahah

    E, que legal isso das feirinhas! É como se aí vcs ja tivessem essa "tradição" dos "food trucks" e nós só estamos começando agora com isso! Hahahah adoro esses dorayakis (tem nome de pokemon hahaha) e adoro quando tem Tanabata Matsuri aqui na Liberdade!

    Gente, eu nao ia me acostumar com isso do Sol! Sério! Eu moro em uma das cidades que menos chove no Brasil (por isso fizeram o Hopi Hari e o Wetn Wild aqui!) e depois morei por 4 anos em uma cidade ainda mais para o interior de SP (ou seja, ainda mais calor e ainda mais sol!)! Acho que seria bem difícil morar em um lugar sem sol! Me sinto mor deprê em dias nublados hahahah

    E... bacon!!! Meu deus, preciso tentar fazer pipoca com bacon em casa! hahahahaha

    Não conheço Curitiba ainda (só passei uma noite aí e ainda comi no hotel, ou seja, nem botei o pé na rua, praticamente!), mas tenho bastante vontade (: Seria legal se você mostrasse uns pontos turísticos daí também ((:

    Beijos, Ná!

    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii isso acontece sempre comigo, sempre dou crtl v antes de enviar um comentário!

      Eu tenho uma visão muito meh dos pontos turísticos daqui, mas posso tentar! hahaha a maioria a gente espera demais e não é grande coisa. Os tradicionais só valem a pena ir pra tirar foto. Mas tem outros não tão conhecidos que vale a pena mencionar, vou anotar essa ideia! <3

      Sonho demais em ir na feirinha da Liberdade, aliás quero ir pra SP só pra comer em todos os lugares possíveis, pode? Morro de curiosidade dos Food Trucks, acho muito chique! Aqui a mania não pegou justamente por já ter comida de rua em feiras.

      O negocio do sol é ruim mesmo, acho que só não vivo o resto da vida aqui por isso, sinto muita falta do clima mais normal. Quando vou pra Porto Alegre fico impressionada que não preciso levar guarda-chuva todos os dias. Sem falar que bate uma deprê :(

      Beijos beijos<3

      Excluir
  9. Respostas
    1. Também gosto! Mas pra morar nem tanto, confesso hahaha :) beijos!

      Excluir
  10. Tem ovelhas no parque? O-M-G!

    Quero iiiiir pra curitiba :/

    Eu acompanho a página no facebook, mesmo nunca tendo ido ai. Porque a comunicação é muito bacana.

    Beijos
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teeeem! E elas são lindas e simpáticas, mais amigáveis que as capivaras :) beijos<3

      Excluir
  11. Que bacana o post. Só fui a Curitiba uma vez e morro de vontade de voltar!

    bjs Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sabe então, venha com fome e preparada para chuva! <3

      Excluir
  12. Haaa que tudo!! amei seu post...Nasci e me criei em Curitiba...sim vc já tem moral kkkkkkkkk
    Gente eu ri muito, porque é tudo verdade!!! eu amo bacon huahuahua
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curitiba é a cidade do bacon!! Juro que só comecei a comer quando me mudei, antes nem lembrava da existência. Fico feliz que gostou! Beijos<3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...