O básico para conseguir trabalhar em casa

Quando falo que trabalho em casa ninguém me pergunta por que deixei de trabalhar da maneira convencional. A verdade é que adorava sair de casa. Adorava me arrumar, ter uma rotina maluca, sair correndo, passar o rímel no ônibus e fazer minha marmita todas as noites para economizar o vale refeição. Não foi por livre e espontânea vontade, vários eventos me levaram a montar um escritório e tive que me adaptar.

Comecei a considerar a ideia principalmente porque tenho enxaqueca, então sou muito instável pra assumir um trabalho de carteira assinada, posso ter crises em qualquer momento da semana e acabo faltando mais do que o comum. Outros fatores que contribuíram foram: profissão, salário e disciplina. Só preciso de um computador, trabalho menos e ganho mais fazendo freelas e consigo me organizar o suficiente.

O primeiro passo é o mais difícil, mas se esse é seu objetivo e se suas condições são favoráveis: vá em frente e não tenha medo ♥. Pra encorajar tenho algumas dicas baseadas na minha experiência.

TENHA UM ESPAÇO PRÓPRIO
Falta de espaço não é problema
Se na sua casa não tem um cômodo sobrando para fazer de escritório é perfeitamente possível construir um espaço aproveitando parte de uma parede. De preferência longe de tentações, tipo TV ou cama. Basicamente o essencial é: uma mesa e uma cadeira confortável, não adianta comprar a mais bonita só pra ficar legal em fotos e não aguentar três horas sentada.

TRABALHAR DE PIJAMA NÃO DÁ CERTO
Se de tanto usar notebook antes de dormir fez nosso cérebro desassociar a cama como um lugar para descanso, imagina trabalhar de pijama? Até seu cérebro compreender que tem que acordar você já vai ter desistido ou vai estar tendo uma crise de ansiedade de tanto café ingerido.


Para não ter esse problema é fundamental criar um ritual antes sentar na cadeira para sentir que você está indo trabalhar. Um amigo me contou que gosta de tomar café da manhã em uma padaria próxima a casa dele, depois dá uma volta na quadra, para então chegar em casa e trabalhar. Assim a gente sai do estado de conforto e vai para o estado de trabalho. No meu caso só colocar uma roupa bonita e até maquiagem já resolve. Daqui a pouco até crio uma seção “Look Home Office do Dia”.

ARRANJE MOTIVOS PARA SAIR DE CASA
A parte mais difícil é não enlouquecer com tanto tempo que vai se passar dentro de casa. Mas seus horários vão ser super flexíveis e você vai poder manter hobbies e atividades em horários que outros geralmente estão em escritórios. Decidir usar suas quartas-feiras para aproveitar o ingresso barato da seção das 16h no cinema não vai atrapalhar sua rotina, pelo contrário, vai te fazer bem. Tudo que é demais enjoa, então temos que balancear para não deixar o sonho virar pesadelo.

Com certeza o tempo vai ensinar muito mais do que essas dicas, cada um vai achar um modelo que funciona e vai adaptando. Esse era meu sonho, sempre achei muito bacana a ideia de ter um escritório só meu e poder trabalhar de mau humor sem ter a obrigação de dar bom dia para alguém. No fim mudar o ambiente e as regras de como trabalhar mudam o nosso conceito de trabalho. Foi um grande aprendizado, sei que fui apressada pela minha saúde a tomar uma atitude, mas não tenho intenção de voltar a bater ponto.

Se você tem vontade e sua profissão permite, seja feliz e boa sorte!

3 comentários:

  1. Nossa, eu realmente tenho uma vontade reprimida de trabalhar em casa. Adoro passar horas na frente do computador e queria ter horários mais flexíveis para fazer coisas que atualmente não consigo, como correr, malhar, fazer aulas de música ou pintura...
    Quem sabe, um dia, consigo isso. Não sei se sendo engenheira vou conseguir.

    Beijos da Bru <3

    http://multidaodepensamentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu problema nem é trabalhar fora de casa e sim as jornadas de 8h diarias, pq se a gente quer justamente fazer essas coisas que tu disse, tipo academia ou uma aula de musica, temos que encaixar no horário corrido. Se as empresas aceitassem jornadas de 6h seria mais bacana, até pq não consigo produzir durante 8 horas diárias. Sobre sua profissão, sabe que fui pesquisar sobre isso? Achei uma matéria que comenta que já é comum na área da engenharia encontrar quem trabalhe em casa, olha só http://goo.gl/A5w6h7 :3 existe esperança então hahaha! Beijos

      Excluir
  2. Ah, não acredito que fez isso! hahaha.
    Gente, eu realmente não sabia que existia a possibilidade de trabalhar em regime de teletrabalho na área de Engenharia. Fiquei muito feliz por saber e com certeza vou pesquisar mais a fundo essa possibilidade. Eu quero ser engenheira mas adoro escrever, ler, e quero separar um tempo para outras atividades também (muitos amigos dizem que eu deveria ter escolhido uma área de atuação mais artística hahaha).

    Estou te seguindo no instagram também! <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...