Como fazer cappuccino caseiro

Como fazer cappuccino caseiro

A receita original do cappuccino leva somente café expresso, leite vaporizado e espuma de leite por cima. Aqui em Curitiba é muito comum encontrar lugares que colocam chocolate na mistura e isso me dá nos nervos, inclusive dia desses fui a uma padaria e pedi para fazer o meu pedido sem o chocolate e a atendente falou “Mas aí vai ser só café com leite”, admito que quase pulei no pescoço dela mas não tem jeito, cada estabelecimento faz a receita da maneira que mais gosta e eu também não sou uma expert em café pra levar isso tão a sério. Com tantas adaptações malucas por aí eu e meu namorado começamos a fazer em casa pra não ter surpresas desagradáveis. Mas isso não significa que compramos aquelas misturas prontas, pro cappuccino ficar do jeito que gostamos nós usamos uma cafeteira italiana e um mixer para dar o efeito de vaporizado no leite.
Como fazer cappuccino caseiro
A cafeteira italiana também é chamada de moka, ela funciona a pressão e vai direto ao fogo. Na parte inferior tem um funil que é onde você vai colocar o pó e nesse recipiente também vai ficar a agua, assim que a pressão for suficiente a água vai subir pelo funil, vai “encontrar” o café e vai para o recipiente superior. No Wikipédia explica melhor. Tudo deve ser feito com o fogo bem baixo, se não o café espirra e o pó queima. É a maneira mais fácil de conseguir fazer um expresso em casa sem pagar caro em maquinas de café, o preço varia de R$35 até R$200. Depende do quanto você quer pagar. A minha foi menos de R$60 e comprei no supermercado Bourbon Country em Porto alegre.

Pra vaporizar o leite uso um mixer simples, o meu custou R$7,90. Dá pra comprar em qualquer loja de bazar (aquelas cheias de produtos da China). Sei que pelo preço parece ser descartável, mas a durabilidade é ótima. O leite precisa ser integral, só assim vai ficar com espuma e bater bem.


Não deixamos a espuma condensar na geladeira que nem se faz normalmente em cafeterias, mas o efeito com o mixer é bem semelhante. Uso primeiro bem no fundo da xícara por uns segundos para bater bem. Para fazer espuma deixo por mais tempo bem rente à borda do leite, não demora muito. O leite e a espuma vão ocupar 2/3 da xícara.

Depois é só colocar o expresso feito na moka, equivalendo a 1/3 da xícara. A canela serve pra decorar a espuma que fica branquinha.

Fica tão gostoso que mal dá pra acreditar! É o mesmo gosto que os cappuccinos feitos em cafeterias e nem demora para fazer, a parte que precisa de mais paciência é a espera pelo café. Nunca contei o tempo que leva mas duvido que o processo inteiro dure mais de 10 minutos. Vale muito a pena.

14 comentários:

  1. Ai que delícia, amo café preto, café com leite e café com chocolate hahahaha!
    Sempre quis ter um desses aparatos pra fazer em casa, vou pensar seriamente nisso depois desse seu post hehe <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo de bom! A gente tem uma Nespresso mas preferimos a moka <3

      Excluir
  2. Tenho que confessar que sou a pessoa mais leiga (pra não dizer burrinha) em cafés, haha. E sério que foi só 60 pilinhas essa coisa fofa e vermelha e com tampa de coração? Já quero agora xD Inclusive favoritando esse post pra evitar futuros "como fazer café bom de verdade pesquisar" no Google, hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro, e ainda veio com duas xícaras rs! Garimpar é o que há haha <3 beijos

      Excluir
  3. Nunca pensei na possibilidade de fazer o capuccino que não fosse com aqueles prontos que ficam horríveis sabe? Muito legal, gostei.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aqueles prontos não dá pra tomar e ser feliz :(

      Excluir
  4. Receita salva para a próxima aventura na cozinha. Geralmente eu compro a mistura para cappuccino (industrializada ou caseira), mas gosto muito de fazer e experimentar as coisas, então acho que vou gostar bastante. Só não costumo tomar leite com frequência, então acho que vou substituir por leite de soja ou aveia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único problema é que o leite de vaca faz a diferença por causa da gordura! :( Não sou de tomar leite também mas tem certas receitas que entendo a importância. Leites vegetais não "engrossam" ou criam espuma, o resultado mais satisfatório pode ser com o leite de castanha do pará que é o mais gorduroso :3

      Excluir
  5. (insira aqui aquele emoji de bocão aberto e com as mãos no rosto! hahahah) MEU DEUSSSSSSSSS, que fotos são essas, que cafeteira é essa (DE CORAÇÃO, GENTE), que receita é essa?????? (mais um emoji, tá? hahaha) Eu nem gosto de café e só gosto de capuccino cheio de chocolate (hahaha) mas super me deu vontade de experimentar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina uma louca por café surtando no meio do mercado quando viu essa coisa linda na prateleira! hahahah É meu xodózinho. Esses dias no Carrefour vi uma frigideira cheia de coraçõezinhos e não consigo parar de pensar nela, tenho um fraco por coisas fofas de cozinha <3

      Excluir
  6. Eu sou a louca do café né, mas ainda não tenho uma cafeteira italiana porque acabei ganhando uma sigle e gostei dos cafés. E como nunca fui tão fã de expresso acabo fazendo com o coado.

    Abraço, A.
    Blog Casa Cafeina | DIY e Decoração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso em comprar uma Single, mas como tenho uma Nespresso mofando no balcão não sei se ia usar. Tô de olho naquelas cafeteiras normais lindas de inox que tu programa a hora pra fazer café sabe? haha <3 acordar e ter o café já pronto, quem não quer?

      Excluir
  7. Aah me deu muita vontade de ir comprar essas coisas pra fazer essa delicia! Eu amo Cappuccino, mas realmente cada lugar tem sua particularidade, nada melhor que fazer em casa.
    Adorei o blog, Beijinhos
    www.donencrenca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale cada centavo investido rs! Aqui rola quase todo dia <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...