5 mentiras que contamos quando fazemos compras

Vamos admitir, a gente repete muita mentira para aliviar a consciência mesmo percebendo que a realidade bate de frente com o que falamos. Por exemplo, sempre quando entro numa farmácia para comprar remédio passo pela parte de beleza e fico pensando no que estou precisando ou fico analisando qual produto está em promoção para poder levar para casa sem me sentir culpada. Quando estou sozinha no mercado passo boa parte do tempo olhando os produtos para cabelo esperando a promessa de algum me seduzir, uso a desculpa que meu cabelo começou a ficar mais seco depois de começar a fazer ombre então quero achar o produto perfeito.

Nos últimos meses estou tentando ao máximo não me enganar, quero economizar e trocar minhas prioridades (alô vida adulta!). Mas é difícil resistir, mesmo querendo gastar menos eu continuo hipnotizada pelas prateleiras e meu cérebro continua enviando desculpas mentirosas para me sabotar e cair na tentação. Então vou usar a mesma teoria das mentiras e vou me condicionar a aprender quais argumentos são furados, meu primeiro passo vai ser assumir minhas ladainhas. Será que vocês vão se identificar?

“Não vou ficar mais pobre se comprar aquele batom”
5 mentiras que contamos quando fazemos compras

Quem dera se fosse verdade, mas sim, vou ficar mais pobre. Fiz algumas compras com esse argumento e no fim do mês o extrato bancário provava o oposto. Aqueles 30 reais que gastei no milésimo batom vermelho que pensei que não ia fazer falta, somando com mais outros 20 reais do rímel novo que imaginei que não ia me deixar mais pobre, somando com aqueles 10 reais gastos em esmaltes só pra ter cores diferentes vão sim pesar na carteira. Principalmente quando acontece imprevistos em casa e você percebe que o dinheiro que já foi embora podia estar sendo usado para pagar o eletricista.

"Posso precisar um dia"
Duvido que não tenha uma peça no seu guarda-roupa comprada com a desculpa de ainda vai existir o momento perfeito para usar e se não tivesse comprado seria um desespero total. Comigo raramente essa profecia se cumpre e acumulo roupas que provavelmente nunca vou ter ocasião para vestir.

"Só pra variar um pouco"
Tem produto que dura tanto tempo que começo a enjoar e sem razão lógica nenhuma penso que preciso de outra opção, só para variar.  Sem falar que no futuro isso me gera incerteza, olho para as opções e não consigo me decidir e escolho o de sempre.

“Mas tem só um do meu tamanho”
Sabe quando você vê aquela peça maravilhosa na vitrine e descobre que não tem o teu tamanho? Imagino que isso já aconteceu contigo independente do número do seu manequim. Por causa desse trauma comecei aproveitar quando via que só tinha um PP na arara, parecia o sensato a fazer mas depois encontrava outra peça mais bacana que também tinha meu tamanho e já tinha gastado. 

“Estava barato
5 mentiras que contamos quando fazemos compras

E por achar que uma promoção nunca deve ser ignorada estou com mais pares de sapatilha do que consigo usar. Na foto tem nem metade! Por um bom tempo quando via uma com desconto comprava na hora, emendava a desculpa do tamanho e pronto. Ficava feliz da vida com mais um par de sapatilhas achando que tinha feito o melhor negócio da vida.

Desde que comecei a me arrumar mais e prestar atenção na minha aparência aprendi a gostar mais de mim, por isso considero impossível negar que comprar faz bem e que pode aumentar a auto estima, mas temos essa tendência de autossabotagem. Percebi que fico muito mais triste ao notar que tenho várias roupas que não uso do que quando penso melhor antes de fazer uma compra, por isso quero me educar um pouco mais antes de passar o cartão em uma loja.

Com vocês também é assim? Quais desculpas vocês encontram para comprar?

16 comentários:

  1. Nossa pensei nisso hoje. Bateu uma vontade de comprar o batom da Julia Petit kkk Fui no site cliquei em comprar, mas o senso bateu. Inicio do próximo mês tenho coisas pra pagar, e sei que esse dinheiro vai fazer muita falta. Melhor deixar para outro momento mesmo.
    Eu gasto muito dinheiro com comida =\ não me arrependo, mas sei que se colocando na ponta do lápis eu já poderia ter uma grana melhor pra minha futura casa, que no momento é minha prioridade continuar juntando e me programando pra isso.
    Ah e seu bebê é muito lindo *-*
    Beijos, até depois!
    Anamour :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, eu também gasto muito em comida! Mas as vezes me arrependo sim, tipo quando percebo que pedi várias vezes no mês alguma tele entrega :( e eu também tava de olho em produtos da coleção da Julia Petit, mais precisamente no blush. Vou tentar achar um dupe baratinho pra matar a vontade. beijos <3

      Excluir
  2. Eu faço todas essas coisas é mais uma: compro quando estou triste. Na minha cabeça faz todo sentido tentar me alegrar com coisas novas. Nem preciso dizer que é uma técnica furada né? No fim do mês fico duplamente triste, pela tristeza inicial e por não ter mais um centavo no bolso.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte que no meu caso se compro quando to triste faço comprar ruins hahaha! Então prefiro me afundar em comida. Mas é super normal mesmo, tem gente que já virou automático e nem sente mais a tristeza, só sente a vontade de gastar. Beijos<3

      Excluir
  3. hahahahahhahahahahahahhahahahahahhahhahahhahhaha eu uso todas essas desculpas... minha mãe é que, paga minhas contas, e as vezes eu fico com pena dela! :/ sorry! Adorei seu blog!

    http://doisjeitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, é triste né? hahaha Não sei pq a gente prefere ficar encontrando essas desculpas furadas :( que bom que gostou! Beijos<3

      Excluir
  4. Não sou muito consumista,mas amo tiaras de cabelo.Sempre tenho uma desculpa para comprar uma.Ops,acho que descobri meu problema de consumismo.Visita o blog?reflexoesdaminhamentedoida.blogspot.com
    Canal:https://www.youtube.com/channel/UCu5c1yXRQK--7RLet5SnDVQ?app=desktop&persist_app=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupa, todas nós somos assim hahaah <3

      Excluir
  5. Eu sou um uma mini pessoa, ou uso PP ou sessão infantil, daí quando vou numa loja que uma calça legal me serve a primeira coisa que uso como desculpa é essa haha (mas juro que é só com calça, com as camisas a desculpa é a promoção ;) ).
    Mas no fim das contas é bem o que tu falou, pesa na carteira na hora de imprevistos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim com calça, uso 34/36 e é muito difícil achar uma que veste bem! Mas é tão chato ficar experimentando e se frustrar que já desisti, compro jeans uma vez na vida outra na morte :( Beijos<3

      Excluir
  6. Eu sou bem chatinha na hora de comprar porque, ao mesmo que quero levar tuuuudo que vejo na frente, sou bem consciente da situação do meu bolso. Uma das coisas que mais me faz feliz é achar uma peça de roupa ou calçado que precisava faz tempo e a coisa estar nas condições perfeitas: 1) servir e 2) ser barato. Contece que essa combinação é meio difícil, então na maioria das vezes ou levo com o preço maior ou fico sem <///3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai quanta sanidade!! haha parabéns <3 Promoção boa é difícil mesmo! Mas se estamos precisando temos que pagar o preço né?

      Excluir
  7. ai hahahahah uso todas essas desculpas :( e principalmente acho que preciso aproveitar todas as promoções do universo e comprar coisas que, tipo... eu nem compraria se não estivessem custando só aquilo, sabe? Ou seja... dinheiro jogado fora mesmo, porque na maioria das vezes, nem uso :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Promoção é um perigo por isso! Nossa, eu tenho muita peça comprada com desconto que eu só usei 1 vez e deixei de lado, dá uma dorzinha no coração :(

      Excluir
  8. É difícil, mas eu também estou tentando não me autosabotar, ainda mais que moro sozinha e tenho que pagar todas as minhas contas. Já comprei diversas coisas com as desculpas que você listou e que estão paradas no armario até hoje. Uma das coisas que eu fiz pra dar um fim nesses itens, foi abrir um loja no Enjoei e colocar tudo pra vender, e olha que até já deu um resultado.

    Beijos, Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to me enrolando a meses pra fazer isso também! Apesar da taxa que cobram sobre a venda vale a pena pq lá as coisas vendem super rápido. Boa sorte pra gente, também tenho que pagar minhas contas e tenho que ser racional. Beijos<3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...